O processo vem sendo implementando desde julho, mas começa para valer a partir desta sexta-feira, 01 de setembro. A marcação de exames nos laboratórios credenciados junto a rede pública municipal de saúde passa a ser feita pelas unidades básicas de saúde (ESFs), Ambulatórios Gerais (AGs) e demais serviços de atenção especializada no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), como a Policlínica.
Segundo a Prefeitura, “a inciativa atende à Portaria nº. 1.559/2008, do Ministério da Saúde (MS), que instituiu a Política Nacional de Regulação do SUS. Assim, a secretaria de Saúde atua em conformidade com a legislação federal e cumprir a uma determinação do Ministério Público, tem como objetivo garantir maior transparência e efetividade ao fluxo de atendimento no SUS”.
Sendo assim, após a solicitação, quando o exame for liberado e agendado, as unidades solicitantes entrarão em contato com o paciente, que buscará a requisição médica no local.
Caso ocorra algum imprevisto e o paciente não consiga comparecer na data e hora estabelecidas, ele terá um prazo de mais quatro dias, a contar do dia agendado, para se apresentar ao laboratório e realizar a coleta. Vencido esse período, o laboratório não poderá efetivar a coleta e o usuário deverá retornar à unidade de saúde solicitante para novo encaminhamento.
Hoje, a Prefeitura de Blumenau mantém contratos com oito laboratórios de análises clínicas para a realização de exames laboratoriais pelo SUS e 33 postos de coleta, distribuídos por diversos bairros.
Confira os laboratórios e respectivos postos de coleta contratualizados neste link.
Por uma situação pessoal, estive em dois laboratórios que atendem pelo SUS neste semana. Questionei as atendentes sobre a mudança, que como leigo e usuário iniciante, me parece positiva.
As duas acham que para o laboratório irá melhorar, mas tem dúvidas para o usuário, que não poderão escolher onde fazer os exames e nem a data.
Vamos acompanhar. É uma mudança importante.
Seja o primeiro a comentar