Na semana passada foi divulgada a notícia de que o Metropolitano não poderia jogar no Complexo do Sesi durante o campeonato catarinense de 2016 e terá que mandar os seus jogos fora da cidade. Por incrível que pareça, a entidade Sesi e seus gestores receberam alguns xingamentos por conta desta situação, criada pela necessidade de reformas na pista sintética e na estrutura do complexo, por uma causa maior. Tentar receber alguma delegação internacional para treinamentos e adaptações antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
Mais um passo importante foi dado neste sentido. Na tarde desta quarta-feira, 11, foi criado um comitê para prospectar estas delegações e convencê-las que a cidade pode recebê-las, numa parceria entre Prefeitura, Sesi e Fiesc. Confira como vai atuar e mais informações, no release enviado pela secretaria de Comunicação.
Comitê Pró-Jogos 2016 é criado em Blumenau
Foi instituído nesta quarta-feira, dia 11, no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau, o Comitê Pró-Jogos 2016. O decreto 10780/2015 foi assinado pelo prefeito Napoleão Bernardes em cerimônia que reuniu representantes do esporte blumenauense, do Sesi e Fiesc Blumenau, além de autoridades municipais.
A cidade é uma das cadastradas para receber equipes de várias modalidades esportivas em preparação para os Jogos do Rio 2016. A criação do comitê destina-se a prospectar delegações esportivas a utilizarem Blumenau como sede de treinamentos e aclimatação para os Jogos Olímpicos do ano que vem. “Blumenau já é reconhecida internacionalmente, mas nós precisamos mostrar aos países que estamos aqui. Que queremos recebê-los”, afirmou o presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD), Sérgio Galdino.
O presidente ainda exaltou a presença do município no revezamento da tocha olímpica, que vai percorrer diversas cidades do país e chegar a Blumenau em julho de 2016. Galdino ainda afirmou que com a vinda das delegações para Blumenau, não é somente o esporte que ganha, mas a cidade como um todo, uma vez que a atenção mundial estará voltada aos atletas. “A vinda das delegações para Blumenau não mobiliza apenas o esporte. Seremos beneficiados também na questão econômica, cultural e turística” salientou.
Após assinar o decreto, o prefeito Napoleão Bernardes agradeceu ao Sesi e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) pela parceria firmada com o objetivo de prospectar o município, lembrando que a cidade tem condições de ser um pouco protagonista em relação aos Jogos do Rio 2016. O prefeito ainda exaltou a participação de Blumenau nas Olimpíadas, lembrando que na história recente dos jogos, a cidade sempre teve um representante competindo e que em 2016 isso pode acontecer novamente.
Legado para Blumenau
Napoleão Bernardes exaltou a importância do esporte no âmbito escolar, sendo este um legado deixado pelos jogos. Blumenau é conhecida pelo grande investimento nas atividades esportivas. São R$ 4,7 milhões destinados a programas como o Paradesporto Escolar e Adulto, Bolsa Atleta e Iniciação Esportiva, que possibilitam a prática de diversas modalidades esportivas para cerca de cinco mil crianças e adolescentes na cidade, além dos atletas de alto rendimento.
No Programa de Iniciação Esportiva, crianças e adolescentes de 6 a 17 anos da rede pública de ensino têm a oportunidade de praticar diversas modalidades, visando à inclusão social e revelar talentos no esporte. Na Iniciação Avançada e Rendimento, os atletas recebem um treinamento diferenciado e participam de competições oficiais, representando o município. Somente em 2015 foram mais de R$ 3,8 milhões investidos em 42 modalidades esportivas de rendimento. O total de atletas contemplados chega a 4.261 em 2015, sendo que 1.786 são iniciantes e 2.475 avançados. São 32 polos de atendimento, espalhados por diversos bairros de Blumenau, que oferecem 16 modalidades esportivas diferentes.
FONTE: Diorgnes Saldanha Lima / Secom
Seja o primeiro a comentar