Este sábado é dia de colocar as vacinas em dia dos menores de 15 anos. Ocorre o dia D da campanha nacional de multivacinação. Confira todas as informações enviados pela Secretaria de Saúde:
Neste sábado, dia 16, as unidades municipais de saúde com salas de vacinação estarão abertas, das 8h às 17h, para realizar a imunização e atualização da situação vacinal de menores de 15 anos. O “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação terá como objetivo proporcionar mais uma oportunidade para que pais e responsáveis garantam a proteção de crianças e adolescentes. Na ocasião, é importante apresentar a caderneta de vacinação.
A campanha começou nesta segunda-feira, dia 11, e vai até 22 de setembro. De acordo com a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus), os postos também podem ser procurados pela comunidade de segunda a sexta-feira, durante os respectivos horários de funcionamento.
A secretária de Promoção da Saúde, Maria Regina Soar, reforça que é muito importante a atualização da caderneta de vacinação. “Precisamos muito ampliar a cobertura e a proteção desse público. Portanto, pedimos aos pais ou responsáveis que levem crianças e adolescentes que se enquadrem nessa faixa etária para completar o esquema vacinal. Com isso, conseguiremos evitar doenças e problemas de saúde”.
Veja os postos que contam com salas de vacinação aqui.
Relação de vacinas disponíveis no Calendário
Para crianças menores de sete anos de idade:
– BCG (para recém-nascidos / oferecida gratuitamente nos hospitais Santo Antônio, Santa Isabel e Santa Catarina)
– Rotavírus Humano
– Pneumocócica 10 valente
– Meningocócica C
– Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hib e Hepatite B)
– Poliomielite (Vip e Vopb)
– Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba)
– Tetra Viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba e Varicela)
– DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche)
– Hepatite A
Para crianças a partir de sete anos e adolescentes menores de 15 anos:
– Hepatite B
– Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba)
– dT (Difteria e Tétano)
– dTpa (Difteria, Tétano e Coqueluche)
– Meningocócica C
– HPV
Seja o primeiro a comentar