Dois anos de Informe Blumenau

Há dois anos começava esta nova jornada do Informe Blumenau, mais profissionalizada. A primeira postagem foi no dia 23 de setembro de 2015, com o portal entrando no ar dia 27.

Depois de uma vida toda como jornalista assalariado,trabalhando nos principais veículos de comunicação de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, me vi obrigado a empreender.

Jornalista não sabe muito fazer isso, ainda mais os “dinossauros”, como eu. Aprendemos a rechaçar a área comercial, refutar noções de marketing, desprezar questões administrativas. “Somos jornalistas”, enchemos a boca para falar.

Isso não existe mais e sempre faço questão de frisar o atual momento da nossa profissão, em especial quando estou com acadêmicos de jornalismo. A Internet está aí e é mais ou menos como o UBER na relação com os taxistas. Não dá para brigar contra o que está aí, que vem para melhorar a vida das pessoas. É preciso adaptar-se, fazer diferente.

Hoje sou praticamente tudo. Comercial, administrativo, marketing, serviços gerais e, principalmente, jornalista, profissão que escolhi há trinta anos e da qual me orgulho muito.

Aprendi e estou aprendendo a caminhar com as próprias pernas, depois de ter elas apoiadas em várias empresas ao longo deste tempo. Aprendi na terapia.

Comemoro os resultados.

Foram quase cinco mil posts nesses dois anos. Muitos furos, matérias em primeira mão, pautas que provocaram o debate na cidade.

Optamos, deliberadamente, por não trabalharmos factuais de polícia e acidentes de trânsito. Escrevemos sobre segurança e mobilidade. Uma opção que nos retira a audiência do grande público, mas entendemos que já existem colegas trabalhando bem nesta área.

Focamos em informação e opinião, mesmo que alguns torçam o nariz de vez em quando. É sim INFORMAÇÃO E OPINIÃO. E não me venham com a balela que jornalista não deve emitir opinião. Jornalista tem que ser coerente e não posicionar-se apenas de um lado.

Aliás, este é o grande barato da profissão. Os vários olhares, os vários lados.

Foram quase 3,5 milhões de visualizações no período, com uma média de 60 mil pessoas diferentes visitando o site por mês.

Nosso Facebook está próximo de atingir as 30 mil pessoas, a maior parte de forma orgânica.

Nosso canal do Youtube tem cerca de 193 mil visualizações e pretendemos aumentar com a volta dos programas de entrevistas e outras novidades que estamos preparando.

É preciso reconhecer e agradecer as parcerias comerciais conquistadas, fruto do trabalho desenvolvido e da credibilidade adquirida nesta jornada de profissão.

Estamos muito felizes com esta caminhada até agora (Quando digo estamos, refirmo-me ao meu sócio Fabrício Theophilo, o colaborador João Paulo, minha esposa Priscila e todos aqueles que torceram e torcem pelo Informe).

Queremos fazer ainda mais, um passo de cada vez.

Reconhecemos nossas limitações, mas enxergamos um grande horizonte para o Informe Blumenau.

Obrigado, de coração!

2 Comentário

  1. Olá, Alexandre, o Grande!

    Parabéns!

    O tempo passa, então!

    Aproveito para comentar esta tua frase:

    “Focamos em informação e opinião, mesmo que alguns torçam o nariz de vez em quando. É sim INFORMAÇÃO E OPINIÃO.”

    Àqueles que “torcem o nariz”, aqui o sábio Alcino Carrancho lhes diz: empreendam no jornalismo para ver o que é bom para a tosse!

    Àqueles que torcem o nariz, o Alcino lhes diz: IMPARCIAL somente DEUS!

    Agora, se não soubermos distinguir o que é informação de opinião, para que serve o cérebro?

    Me perdoem a quase injustiça: quase imparcial é a CARTA CAPITAL, ahahahahahahah…

    Vai em frente, Alexandre Gonçalves!

    Mas aproveito para te recomendar a contratação de um bom revisor de textos, revisor esse que corrija o teu erro sistemático de brigares com a crase em frases do tipo “veio à Blumenau”.

    É SEM crase, maninhooooooo!

    Exemplos corretos: Foi a Lisboa; foi à cidade do Porto; foi à praia; foi à Inglaterra; foi a Londres; foi à cidade de Nova Iorque; foi a Nova Iorque, and so on…

    Grande abraço.

    Alcino Carrancho

    (O Fã do Alexandre Gonçalves e Sua Turma)

  2. Alexandre ,

    Parabéns , o INFORME BLUMENAU além de nos manter diariamente informados , dá voz a muitos que não tinham o lugar apropriado para expressar a opinião . Obviamente que não vai agradar a todos , vivemos em uma democracia . Continue com sua forma de agir , sem se preocupar com opiniões divergentes , jornalismo se faz com transparência e coerência .

    Comemoro com você …..parabéns .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*