O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau inicia na quinta-feira, dia 28, a troca dos hidrômetros da cidade. A autarquia pretende substituir mais de 15 mil equipamentos antigos pelos novos até o fim deste ano.
A medida atende a uma recomendação do Inmetro, que indica que o tempo de vida útil deles é de cinco anos. Além disso, o Plano Municipal de Saneamento Básico, que foi aprovado pela Câmara de Vereadores este ano, também determina a renovação até 2021.
A troca irá iniciar pela Rua 25 de Agosto, no bairro Itoupava Norte. A primeira etapa irá abranger os pontos da cidade onde os equipamentos são mais antigos, apresentam problemas de manutenção e falhas na medição do consumo de água. Depois, vão para os bairros Vila Nova, Asilo, Badenfurt, Fortaleza, Salto, Passo Manso e Salto Weissbach, e para o restante do município.
O Samae diz que serão instalados no total 32 mil novos hidrômetros, e que investiu cerca de R$ 1,8 milhão com recursos próprios. Um material explicativo também será distribuído a população. Mas na maioria dos casos, o serviço é realizado sem precisar entrar nas casas.
De acordo com o órgão, os novos equipamentos reduzem o índice de perdas e desperdícios, já que tem maior eficiência de medição. Para dúvidas, a autarquia indica ligar no telefone 115.
Querem aumentar o faturamento isso sim, Hidrômetro antigo deixa passa mais água. Quero ver se nas comunidades dona Edite e no Garuva e em outras comunidades ali da Ponta Aguda que tem algumas ligações clandestinas. Só na rua Lothar Krieck são mais de 30 famílias usando água sem pagar. Enquanto isso, eu , você, o cidadão de bem, pagamos a conta. Não entendo como as manutenções da ETA 2 podem prejudicar o abastecimento, sendo que pra isso existe a ETA compacta.