O presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, não tem medo de dividida. Agora entrou em mais uma, desta vez com a Câmara Municipal, que aprovou na última terça-feira um projeto de lei nomeando o fotógrafo Ingo Penz como embaixador oficial da Oktoberfest.
Já escrevemos sobre aqui. A homenagem é justa, mas não pode-se obrigar as partes – no caso a Prefeitura e o próprio Ingo – a firmar uma parceria que envolve compromissos profissionais.
Entre outras coisas, Ricardo sugere que, caso o Legislativo mantenha e aprove o projeto, “… seja debatido na Comissão Especial de Revogação de Lei, criada pelo Legislativo Municipal para retirar leis inócuas.
Palavra do Ricardo, que você lê na íntegra abaixo. Interessante que ele não cita o “homenageado” Ingo Penz e nem o autor do projeto, Zeca Bombeiro (SD).
Começa com uma “hashtag”.
#somostodosembaixadores
A organização da Oktoberfest foi comunicada nesta semana, por meio da imprensa, sobre projeto de lei que visa nomear um embaixador para a festa.
A figura de um embaixador foi muito bem exercida pelo Sr. Harold Letzow, pois o nome dele estava ligado à organização e promoção do evento. Com seu falecimento, em 2013, não vimos mais a necessidade de termos um embaixador.
Não entrarei na questão do nome que está sendo sugerido pelo projeto, mas em outros importantes nomes que também têm perfil para tal posto, como por exemplo, Norberto Mette, Nerino Furlan, Vasco Lauschner, Rigobert Döring, Vovô Chopão, entre tantos. Em respeito aos demais, não houve substituição.
Neste momento, a Oktoberfest está muito bem representada pela Rainha e pelas Princesas que são eleitas anualmente.
Entendo que deveríamos ter tido, em primeiro lugar, diálogo sobre a necessidade de voltar a termos um embaixador, e, em segundo, qual seria o critério para escolha do homenageado.
Caso o objetivo foi homenagear uma pessoa, o legislativo tem outras formas de fazê-lo. Caso o objetivo for homenagear a Oktoberfest, também há outras formas de fazer.
Espero que este tema seja aprofundado, caso evolua no sentido original, sugiro, que após a aprovação, seja debatido na Comissão Especial de Revogação de Lei, criada pelo Legislativo Municipal para retirar leis inócuas.
Estamos abertos ao diálogo!
Somos todos embaixadores.
Seja o primeiro a comentar