Nesta sexta-feira, 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, e a equipe do Cedap – Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção – estará na Praça Dr. Blumenau, no Centro, para realizar atendimento à comunidade, das 9h às 17h.
Haverá a divulgação de informações sobre o HIV e os serviços prestados na rede municipal de saúde. Além disso, os profissionais da unidade promoverão testes rápidos gratuitos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Os resultados serão conhecidos rapidamente, num período de 20 a 30 minutos.
Por força de lei, o mês de dezembro virou dezembro vermelho, para a conscientização da população sobre a prevenção ao vírus HIV. Durante todo o mês, serão realizadas ações para prevenção, com orientações sobre os sintomas, transmissão e tratamento do HIV e distribuição de material impresso e preservativos e testes rápidos para o HIV, Sífilis e Hepatites B e C também poderão ser realizados.
2,5 mil pessoas são atendidas em média por mês no Cedap, localizado na Rua Paraíba. Em média, de 30 a 34 novos casos de pessoas com o vírus são diagnosticados mensalmente pela unidade. Em 2017, já foram realizados 41,4 mil testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, o que representa 200 testes rápidos por dia.
Conheço o trabalho realizado neste setor pela Prefeitura de Blumenau. O Cedap é uma referência e faz um trabalho brilhante, em especial junto as gestantes. Não tenho os dados certos, mas faz muito tempo que a cidade não tem um bebê com HIV, fruto do trabalho de conscientização das mães.
Seja o primeiro a comentar