Consciência Negra : NEAB da Furb traz mulher centenária à Blumenau

Foto:divulgação

Ela tem 110 anos, é descendente de escravos e tem muita história para contar no dia da Consciência Negra. O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro da FURB traz Luiz Moreira para uma conversa no fim da tarde desta sexta-feira, 20. Confira mais informações no release enviado pelo amigo Carlos Silva, coordenador do NEAB.

Foto:divulgação
Foto:divulgação

 NEAB FAZ RODA DE CONVERSA COM NEGRA CENTENÁRIA

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiro (Neab/Furb) promove nesta sexta-feira, 20 – Dia Nacional da Consciência Negra – a partir das 19h, no auditório da biblioteca central da universidade, uma roda de conversa com a centenária Luiza Moreira de 110 anos, descendente de escravos. Ela é sacerdotisa de umbanda e está à frente do terreiro Vovó Cachambi, em Balneário Camboriú há 96 anos, tornando-se a mais velha religiosa de matrizes africanas em Santa Catarina.

A atividade faz parte de uma das ações do Neab/Furb de aproximar a comunidade dos acadêmicos e promover a troca de experiências sobre cultura afro-brasileira que é marcada pela oralidade. A mediação da conversa entre a sacerdotisa e os alunos será do professor e escritor José Endoença Martins.

O evento é uma promoção do Neab e faz parte do calendário que marca a Semana da Consciência Negra organizado pelo Cisne Negro de Blumenau. Além da roda de conversa prevista para noite desta sexta-feira, também haverá uma explanação sobre a independência de Angola com o estudante angolano de Engenharia de Telecomunicação Vagnaide Tchiloya e uma roda de samba com o grupo Confraria do Samba.

FONTE: Carlos Alberto Silva, coordenador Neab/Furb 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*