O reajuste está previsto em contrato para este mês de dezembro e passa a valer a partir do dia 16. A tarifa do transporte coletivo de Blumenau será reajustada em cerca de 4%, passando de R$ 3,90 para R$ 4,05.
Quem analisou o reajuste, pela primeira vez, foi a AGIR, a Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí, uma novidade também prevista em contrato.
O reajuste será com base na tarifa praticada em dezembro de 2016 e tem quatro variáveis: variação preço combustível, variação preços veículos, índice de passageiros equivalente e reajuste motoristas e cobradores. O salário dos motoristas representa o maior impacto, cerca de 23,65%, de acordo com o diretor da agência, Heinrich Pasold.
Conversei com ele e questionei sobre a necessidade da tarifa ser validada pela Prefeitura e ele disse que não. “Nossa função era validar os números apresentados pela Blumob junto ao Seterb”, explica, dizendo que a partir do pedido da empresa foram feitos vários cruzamentos de dados junto a autarquia.
A decisão será publicada nesta segunda-feira e daí passa a ser contato dez dias úteis, o que dá dia 16 de dezembro.
Nunca foi tão fácil o reajuste da passagem , nenhum vereador questionando , nenhum advogado questionando , a base aliada do executivo na câmara dizendo amém …..quiça o consórcio SIGA
tivesse o mesmo tratamento nos anos que atendeu a população .
Será que nenhum vereador vai questionar ?
Em 2018 haverá eleições , será que tem algo a ver?