Oficinas do projeto cultural arquitetura e cidade para crianças chegam ao fim

Foto: Microponto Produções
Terminou na última quinta-feira um projeto bem bacana, que envolveu 180 crianças com a temática arquitetura e cidade.  Confira as informações no release da colega jornalista Marta Brod.
Oficinas do Projeto Cultural Arquitetura e Cidade para Crianças são finalizadas com a participação de mais de cento e oitenta crianças

Com atividades culturais e educativas o projeto mostrou a importância da preservação do patrimônio histórico cultural

Despertar nas crianças a importância da arquitetura e da nossa relação com a cidade.  Esse foi o principal objetivo do projeto Arquitetura e cidade para as crianças que terminou na última quinta-feira (07), com uma oficina aberta ao público. O projeto foi patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio a Cultura de Blumenau através do edital 003/2016, e idealizado pelas arquitetas Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro.

Durante dois meses mais de cento e oitenta crianças tiverem a oportunidade de participar de oficinas culturais e educativas que estimulavam a relação afetiva com a cidade, além da democratização do acesso ao patrimônio cultural edificado. “Estamos muito felizes com o resultado, e acreditamos que no projeto como uma ferramenta de transformação que trará resultados a médio e a longo prazo. Além disso, as crianças saem da oficina cientes da sua responsabilidade com a cidade a com a preservação da cidade e da arquitetura histórica”, explica Fabíola.

Para o início de 2018 as arquitetas ainda entregarão uma Cartilha de Atividades para todas as escolas públicas municipais de Blumenau. A cartilha foi desenvolvida para que os professores possam executar as mesmas atividades realizadas durante o projeto em sala de aula com as crianças. “Depois da entrega desse material vamos começar a tirar do papel mais alguns projetos para executar em 2018. Nosso grande desafio é encontrar apoiadores para dar continuidade a estas ideias”, explica a arquiteta.

Além disso, o projeto arrecadou brinquedos usados nas oficinas abertas ao público para ajudar a instituição Lar Bethel de Blumenau. “Fizemos isso como uma proposta para que as crianças tivessem a consciência da necessidade de fazer algum tipo de doação e compartilhar brinquedos que não usam mais, finaliza.. Os donativos serão entregues na próxima semana.

Sobre o projeto

Inspiradas pelo “Arquitectura para niños”, projeto realizado em escolas da Galícia na Espanha onde as crianças têm a oportunidade de receber, dentro do horário escolar, o curso de iniciação a arquitetura, as arquitetas decidiram implantar essa ideia em Blumenau. O projeto, patrocinando pelo Fundo Municipal de Apoio a Cultura, é multidisciplinar e lúdico e envolveu atividades correlacionadas de aprendizagem através do descobrimento, colaboração e a autonomia. A proposta do projeto foi rabalhar com oficinas culturais e educativas, que reconectassem as crianças com a cidade, além de democratizar o acesso ao patrimônio cultural edificado. Além das oficinas abertas ao público que foram realizadas  na Fundação Cultural e no Greenplace Park, três escolas municipais também receberam o projeto: Alberto Stein e Visconde de Taunay, na Escola de Educação Básica Governador Celso Ramos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*