A informação é do diretor geral da AGIR, a Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí, Heinrich Luiz Pasold.
Aliás esta é a primeira novidade neste processo. Não é mais a Prefeitura e o Seterb que darão a palavra oficial sobre o que será feito com os recursos economizados pela Blumob com a não pintura da frota antiga dos ônibus, uma exigência prevista em contrato e não cumprida pela empresa. Será a AGIR.
Você lembra. A Blumob não pintou a frota e ofereceu como contrapartida de compensação dos valores economizados a padronização visual nos terminais urbanos. Diante da reação contrária e do berreiro, o vice-prefeito Mário Hildebrandt (PSB) entrou em ação e disse que seria incluído também a reforma dos banheiros de pelo menos três terminais. Relembre aqui.
Pois bem, sobre a situação o diretor geral da AGIR diz que “houve avanço grande” e uma reunião no dia 8 baterá o martelo. “O projeto visual já foi apresentado e aprovado e será realizado nas próximas semanas”, garante Passold.
Sobre a reforma nos banheiros, o diretor diz: “não é a recomendação nossa da AGIR, tecnicamente não é obrigação da empresa, pois a conservação e manutenção dos terminais é por conta do Seterb, previsto no contrato.”
Henrich Passold diz que haverá uma diferença entre o valor “devido” pela Blumob e o valor da padronização visual, e este valor ficará como crédito na próxima solicitação de reajuste por parte da empresa.
Conversei com o vice-prefeito Mário Hildebrandt, que disse ter conhecimento da situação. “Cabe a AGIR fazer esta análise”, garantindo então que já conversou com presidente do Seterb, Carlos Lange, para fazer os projetos e estimativa de custos para melhorar os banheiros dos terminais do Aterro, Velha e Fonte. “A Prefeitura bancará”, diz.
Em resumo, será mais uma vez como a Blumob quer. Ela não cumpriu o contrato, apresentou a proposta de padronização como contra-partida e não terá mais desembolso algum.
No dia 27 de novembro, o Informe publicou a seguinte resposta do Seterb, ao ser questionado sobre a situação naquele momento: No mesmo ofício, o Seterb pediu à BluMob que proceda a efetivação do projeto e além disso, destaca que o saldo entre o montante da compensação e o custo de implantação do projeto seja empregado na reforma dos banheiros dos terminais, pois a autarquia verificou, por meio de orçamentos, que a implantação da comunicação visual no sistema pode ser inferior ao valor relativo à pintura (R$ 264.750,48). O saldo será usado primeiramente para a reforma dos banheiros dos terminais Aterro e Fonte e, havendo sobra de recursos, os demais terminais serão contemplados. A ideia da administração municipal é reformar todos os banheiros.
E anote que estou escrevendo. Não duvido nada que em breve entre com um pedido de readequação tarifária e fique tudo por isso mesmo.
Agora, a Prefeitura e o Seterb jogarem também esta responsabilidade para a AGIR, fica fácil, eximindo-de sua responsabilidade.
Clausula contratual de contrato de concessão não cumprida , será que os vereadores estão dormindo ou pensando nos seus cargos comissionados ?
Quando era o SIGA , qualquer deslize era motivo berreiro , agora a atual empresa faz o que quer,
inclusive descumprir clausula contratual e todo mundo faz olhar de mercador , será porque ?