O projeto foi protocolado na Prefeitura nesta terça-feira, 20 e detalhado à imprensa nesta quarta, no escritório da Nemetz e Kuhnen, que fez a estruturação jurídica do negócio.
O proprietário da Villard Empreendimentos Imobiliários, José Figueiredo, passou a concepção do que pretende, deixando claro que seu intuito é comercial. Faria um investimento em torno de R$ 5 milhões para revitalizar toda a área do Ramiro Ruediger, garantindo 82% do espaço atual seria mantido público e 18% seriam espaços ocupados para exploração privada, como uma cervejaria, academia, uma tirolesa e pontos de alimentação.
O lago ganharia pedalinho, teria o aluguel de bicicletas e triciclos para as famílias, três espaços de banheiros com fraldários, nova iluminação, vídeo-monitoramento, seguranças e campos de futebol com grama sintética.
José Figueiredo promete 300 empregos, de forma direta e indireta, com o “novo” parque.
O empresário afirmou que, para o negócio ser viável para ele, a concessão deve ser de 20 anos, com possibilidade de renovar para mais 20. E disparou. “Se Blumenau não quiser, eu pego o projeto e vou embora.”
O presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, disse que, desta vez, o Poder Público foi demandado pela iniciativa privada e que analisará a proposta para ver sua viabilidade. Promete dar um parecer em 30 dias.
Eu tenho visto algumas reações contrárias a iniciativa, como se a comunidade fosse perder com a proposta. Uns chegam a falar que será preciso pagar para entrar no local, o que não é verdade.
Eu acompanhei atentamente a explanação e confesso que gostaria de ver este empreendimento em outro local, como a Prainha, por exemplo. O Parque Ramiro, mesmo com algumas deficiências, é um local que já atende a necessidade da população. Faltam mais parques como o Ramiro.
Mas cabe ao investidor definir onde investirá o seu dinheiro.
Fora isso, entendo que, se as condições são aquelas apresentadas, é bom para a cidade, o parque ganhará novos equipamentos e desonera a Prefeitura.
O Informe está como São Thomé, ver para crer.
Transmitimos ao vivo a coletiva de imprensa, (re)veja aqui.
Aqui você confere a apresentação feita durante a coletiva, de como ficará o parque.
São capazes de não aceitar ….não houve contrato emergencial .
Conta de padeiro, 5 milhões por 18% da área do parque, +/-8000m2 de terreno em um ponto de forte fluxo de publico no centro da cidade, o cara tá de brincadeira, pode colocar o “desenho” debaixo do braço e picar a mula.