Governador de SC
Com um povo trabalhador, exemplo de superação, que sabe investir e empreender e que sabe celebrar suas conquistas, o Vale do Itajaí é uma região que merece um olhar atento em momentos como o que o Brasil enfrenta hoje.
O cenário é de crise e Santa Catarina não está imune aos seus reflexos negativos. Mas em momentos difíceis como o de agora, é que precisamos ser ainda mais competentes e mais corajosos. Assim como os moradores do Vale do Itajaí já fizeram tantas vezes.
As tragédias naturais obrigaram muitos catarinenses a recomeçarem suas vidas, muitos empresas a lidarem com perdas expressivas e muitas cidades a passarem por verdadeiras reconstruções. Mesmo com esse histórico de dificuldades, o Vale do Itajaí é hoje uma região desenvolvida, referência em qualidade de vida e em geração de emprego. Para que a região desenvolva-se ainda mais e para fazer com que o histórico de tragédias naturais seja cada vez mais um passado distante, estamos hoje com andamento do maior investimento em prevenção às cheias no Vale do Itajaí, com ações como o fortalecimento das atuais barragens e a construção de outras novas. É preciso reconhecer as necessidades do Vale e garantir a infraestrutura necessária.
Em todo o Estado, mesmo com a crise, não vamos parar os investimentos. Apenas neste ano, serão mais de R$ 3 bilhões aplicados pelo Pacto de Santa Catarina em diferentes frentes, como estradas, escolas, hospitais e investimentos em segurança. Também estamos aproveitando o momento para rever o que está errado no sistema público, fazer as correções necessárias, melhorar a gestão no que for preciso para que a sociedade catarinense tenha um serviço com a qualidade que exige e merece. Temos talento e coragem para superar essa crise. Em 2014, Santa Catarina foi o maior gerador de empregos no país (53.887 novas vagas), batemos até mesmo o estado de São Paulo. Essa é nossa preocupação, manter o ciclo de investimentos para que a economia continue girando, mantenha-se aquecida e os empregos sejam preservados.
Teremos momentos difíceis pela frente. Mas ao mesmo tempo é preciso estar atentos às oportunidades. Com o dólar alto, por exemplo, tradicionais setores exportadores estão aumentando os seus ganhos e outras áreas podem investir mais na venda para o mercado externo. O brasileiro que viaja de férias, neste ano deve dar preferência aos destinos nacionais. E Santa Catarina, com suas belezas naturais, o Vale com suas festas típicas e tantos outros atrativos, serão beneficiados com isso.
Neste momento, é preciso um exercício de superação, de criatividade e de ousadia, uma postura que o povo do Vale já domina há muito tempo.