Com a recente mudança dos horários e dias da coleta seletiva de lixo e mesmo com toda informação na mídia, mesmo assim muita gente não ficou sabendo das alterações. Vi isso pelos meus vizinhos nesta terça-feira. Apenas eu e mais um colocamos o lixo reciclado na rua e os demais, imagino que estão esperando o recolhimento que antes era feito na quarta-feira.
Fiquei pensando porque o Samae não fazia um folheto básico para orientar os moradores das ruas onde a coleta acontece, cerca de 60% da cidade. Seria a comunicação mais assertiva neste caso.
E foi – não porque eu pensei – o que a autarquia fez. E não só um folheto. Criou um material no qual detalha os dias e turnos das coletas e traz outras dicas importantes.
Gostei. Estão de parabéns.
Sobre as mudanças, leia aqui.
Pelo novo edital que prejudicou a Blumeterra, a nova empresa de coleta de lixo, seria a responsável também pela coleta do reciclado, o que vemos hoje em Blumenau é a Rental coletando reciclado e a Sanepav coletando em contrato emergencial (eterno) o lixo orgânico. Tiro o chapéu para o governo municipal pois tem conseguido calar câmara de vereadores, MP, CGU, AGIR, e todos os possíveis órgãos possíveis de fiscalização das ações do executivo.