O decreto de situação de emergência foi uma hipótese levantada pelo prefeito Mário Hildebrandt (PSB) e alguns assessores, que reuniram-se no começo da noite desta quarta-feira. Eles avaliaram os reflexos do movimento dos caminhoneiros no abastecimento de combustível em Blumenau.
Algumas medidas já foram tomadas, mas outras serão decididas nesta quinta-feira. É preciso saber se o protesto prosseguirá ou não, depois da proposta do Governo Federal, de baixar em 10% o preço do diesel nas refinarias.
O decreto de situação de emergência garantiria a Prefeitura e outros entes públicos a prioridade na compra de combustíveis.
O colegiado da Prefeitura foi convocado para uma reunião nesta quinta cedinho e em seguida o prefeito conversa com a imprensa.
Até sexta-feira, o combustível está garantido, mas será preciso racionalizar alguns serviços não essenciais até a retomada do abastecimento.
O transporte coletivo é um. A Blumob garante diesel ter até sexta-feira, mas é possível que haja uma racionalização, com a substituição dos ônibus maiores por veículos menores em determinados horários, visando evitar um gasto maior de diesel.
Favor avisar sobre a Blumob para o presidente do SETERB , que falou em entrevista que a empresa tem estoque para mais uma semana .