Ciro na FURB

Por motivos pessoais, não consegui ir na palestra do presidenciável Ciro Gomes (PDT) na FURB, na última quarta-feira. Me penitencio por isso.

Acompanhei depois pelo Instagram do Jornal de Blumenau, filmado pela intrépida colega Ana Paula Dahlke. Ia escrever, mas faltou fôlego.

Mas recebi um material do professor Josué de Souza, que compartilho, mesmo tardio, por conta da importância do tema e da ausência do Informe.

O Felipe Schultz, que escreve uma coluna voluntária no Informe, enviou um texto sobre o mesmo assunto e você pode ler aqui.

O Informe agradece.

Ciro na Furb

Josué de Souza – Cientista Social

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) esteve na FURB na última quarta feira dia 13. Para uma plateia de estudantes, professores e militantes do seu partido e de outros partidos de diversos espectros políticos, o presidenciável falou cerca de 40 minutos sobre a crise econômica, e sobre o cenário político nacional.  Ciro tem um longo currículo, já foi prefeito, deputado estadual, federal, governador e ministro dos governos Itamar e Lula.

O Discurso

Com um discurso bem articulado, falou por cerca de 40 minutos sobre motivos da crise econômica brasileira, que segundo ele é fruto da opção que os últimos governos em privilegiar uma meia dúzia de rentista em detrimento aos mais pobres. Apontou que sua proposta de governo passa pelo nacional desenvolvimentismo como forma de recuperar a capacidade da indústria nacional. A saída para a geração de emprego e crescimento é a aposta em alguns polos de desenvolvimento local e em setores específicos. Pregou a taxação de grandes fortunas, de lucros e dividendos.  Na esfera política, alfinetou Bolsonaro e falou do monopólio da mídia e do congresso brasileiro. Segundo ele, na próxima eleição, o partido que eleger a maior bancada fará 10% do congresso, o que vai cobrar do próximo presidente capacidade de negociação.

Parabéns para a universidade

A presença do presidenciável na universidade foi uma boa sacada. Está de parabém o DACLOBE, está de parabéns o Reitor João Natel.  A Universidade é um lugar plural e deve desfilar os mais diversos discursos políticos e ideológicos. Em tempos de escola sem partido iniciativas como estas devem ser louvadas.  Ciro Gomes hoje é o terceiro colocado na corrida presidencial, com fortes chances de crescimento e de tornar-se o novo presidente da república. Sua presença na condição de candidato pode facilitar caso o pedetista chegue ao palácio do planalto.

O que faltou

Na plateia registrei apenas a presença de dois vereadores, um do PSD e outro do PT. Senti falta também da temática da educação. Ausência que não pode ser creditada somente na conta do candidato. A plateia fez apenas uma pergunta sobre o tema, a derradeira da noite e ainda quebrou o rígido  protocolo.

 

1 Comentário

  1. Esse elemento foi o responsável pelos 13 anos de poder do execrável pt de má fama!

    Calma, eu explico: ante a pergunta do jornalista quanto às atribuições futuras da sua amada Patrícia Pilar, respondeu da forma mais estúpida e inconveniente, dizendo que a mesma teria a incumbência de dormir com ele.

    É um destravado!

    Somente não sei se é mais destravado do que o outro porra louca que dá pelo nome de Bolsonarovsky.

    O Cirovsky é o tipo de personalidade doentia que, em momento de extremo stress, aperta o botão da bomba atômica!

    Livrai-nos, Senhor, destes destravados!

    Alcino Carrancho
    (Aquele Que Não Votará Em Político Profissional)

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*