Prefeitura apresenta novidades do transporte coletivo de Blumenau

Foto: Informe Blumenau

Como o Informe Blumenau antecipou na semana passada, o transporte coletivo de Blumenau terá três novidades, que foram apresentadas na manhã desta quinta-feira, no Salão Nobre da Prefeitura.

A primeira tem relação com transparência. Todos ônibus da frota da Blumob terão uma placa contendo o peso de cada item – combustíveis, salários, manutenção, impostos  e outros –  na tarifa. A medida é um pedido pessoal do prefeito Mário Hildebrandt (PSB).

A outra tem a ver com tecnologia e controle. Um sistema de controle facial para usuários que tenham algum tipo de benefício, como meia passagem e gratuidade, para evitar fraudes e garantir que os cartões sejam usados apenas para os beneficiários.

Conforme explicou o presidente do Seterb, Marcelo Althoff, a BluMob tem registradas imagens de todos os usuários dos cartões. Ao passar pela catraca, a câmera de reconhecimento facial faz, em segundos, cinco fotos do passageiro e as compara com as que estão cadastradas no banco de dados. Quando o sistema, por meio de software de reconhecimento facial, identificar discrepância, remete o arquivo para verificação manual.

Os arquivos de inconsistência serão verificados pela equipe de fiscalização da empresa. Identificado que se trata do mesmo usuário, valida o sistema e a nova foto passa a integrar o banco de dados. Comprovada a inconsistência, o material será encaminhado para a fiscalização do Seterb para efetivação do bloqueio.

E a terceira novidade é o aplicativo da Blumob, com uma série de funcionalidades para o usuário, como a localização dos ônibus em tempo real (via GPS) e traçar a melhor rota entre o seu ponto de saída e destino, além de acessar dados, como o saldo do cartão, formalizar reclamações, elogios, sugestões ou pedidos de informações.

Inicialmente, as informações estão disponíveis nas linhas troncais e 20 linhas alimentadoras, distribuídas pelas regiões dos seis terminais. Até o final do mês de setembro, no entanto, 100% da frota estará integrada em tempo real.

 

1 Comentário

  1. E qual será o impacto desta tecnologia nas tarifas , informou ?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*