Ajudando na decisão do voto, o Google lançou uma série de ferramentas e soluções para que o eleitor tenha um “Voto Informado” nas eleições deste ano.
Para começar, a empresa criou o site Google Eleições 2018. Disponível em versão desktop e mobile, a página combina a base de dados pública do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre os mais de 27 mil candidatos a deputado estadual, federal, senador, governador e presidente, e os organiza em um só lugar. Para todos os cargos, o eleitor consegue filtrar a busca por gênero, estado e partido, além de poder procurar diretamente a legenda ou o nome do candidato.
Na parte dos presidenciáveis, ainda é possível escolher aprofundar a pesquisa por meio da busca, se atualizar sobre cada candidato no Google Notícias, ver entrevistas disponíveis no YouTube, analisar o interesse de busca e os estados nos quais cada candidato é mais procurado por meio do Google Trends.
A partir de agora, quem fizer uma pesquisa simples no Google sobre um dos 8.500 candidatos a presidente, senador e deputado federal encontrará “Painéis do Conhecimento”, aquelas “caixinhas” que ficam em destaque na busca, com informações importantes como: partido, idade, cargo para o qual está concorrendo, dados familiares e histórico profissional. Graças ao apoio dos engenheiros no Centro de Engenharia em Belo Horizonte, é a primeira vez que o Google faz isso com tantos políticos em uma eleição nacional. Além disso, como já anunciado no começo de setembro, os candidatos a presidente, também poderão inserir três prioridades de governo e postar diretamente.
Ainda é possível acompanhar as últimas notícias e atualizações sobre os candidatos, eleições estaduais e temas relacionados em uma seção dedicada do Google Notícias. Pelo aplicativo, você recebe notificações avisando sobre os próximos debates eleitorais e pode até mesmo assisti-los ao vivo. Além disso, é possível acompanhar as publicações dos próprios candidatos e do TSE diretamente na plataforma.
Fonte: Google Brasil
Seja o primeiro a comentar