Oktober Consciente vai transformar copos usados em hortas comunitárias

Copos plásticos usados durante a Oktoberfest 2018 em Blumenau (SC) se transformarão em tijolos reciclados para hortas comunitárias. O projeto foi idealizado pelo Instituto Gigantes da Ecologia (IGE), que promoverá diversas ações de sensibilização ambiental e disseminação de boas práticas sociais durante a 35ª edição da Oktoberfest, considerada umas das maiores festas alemãs do mundo.

O projeto Oktober Consciente visa conscientizar as pessoas em relação às suas responsabilidades individuais e coletivas com questões ambientais. Uma das ações será a coleta de copos plásticos descartáveis durante a festa, que ocorre de 3 a 21 de outubro, e troca por copos permanentes. O material recolhido no evento será transformado em tijolos sustentáveis pela empresa Carbo Brasil, os quais serão utilizados em hortas comunitárias construídas com apoio do IGE em escolas públicas de Blumenau.

Nos pavilhões do evento, que ocorre no Parque Vila Germânica, serão instalados quatro postos de coleta de copos descartáveis. Na entrega de dez copos plásticos, poderá ser efetuada a troca por copos de acrílico. Além disso, também serão distribuídos materiais que promovem ações de sustentabilidade em escolas, hotéis, para agentes de turismo e no comércio de Blumenau. “É extremamente importante realizar ações de envolvimento que incentivem as pessoas a adotar práticas sustentáveis no seu dia a dia, para que, aos poucos, possamos transformar nossos ambientes e torná-los melhores”, ressalta o presidente do IGE, Gustavo Siqueira.

O projeto das hortas prevê ainda o treinamento de professores e a elaboração de uma cartilha que ensina como construir e cultivar uma horta comunitária. Um projeto piloto já está sendo implantado na escola Hermann Hamann. Lá, como a horta já está sendo implantada, a empresa Carbo Brasil irá transformar os copos reciclados em mobiliário para o pátio – mesas e cadeiras de material reciclável – que poderão ser usados para atividades ao ar livre pelos estudantes.

Para a realização do projeto, o IGE conta com a parceria da Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau (SECTUR), Instituto do Meio Ambiente SC (IMA) e Fundação do Meio Ambiente (FAEMA).

Fonte: Presse Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*