Quatro estudantes do ensino médio integrado ao técnico em química do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Gaspar, desenvolveram um projeto de impacto social que foi aprovado no VII Congresso Latino Americano de Agroecologia – referência global como encontro de conhecimento agroecológico – que acontecerá no Equador, na cidade de Guayaquil, de 2 a 5 de outubro. O projeto tem como objetivo solucionar problemas sociais enfrentados pela comunidade e contou com o envolvimento do Programa Mulheres Sim, programa de extensão do IFSC que visa a valorização da mulher, a conquista de independência financeira e o acesso aos direitos.
O projeto foi desenvolvido pelas alunas Bárbara Kremer Freitas, Danieli Schmitt Tomaz, Heloísa Comelli Grahl e Nathiele Martins dos Santos, sob a orientação de Andrea Becker Delwing e Carlos Geovanni Alves Ledra e consiste no desenvolvimento da fórmula de um desodorante artesanal e natural, de fácil execução e baixo custo que excluísse os malefícios dos componentes sintéticos presentes em desodorantes comuns.
“Nosso objetivo foi reduzir ao máximo as substâncias que podem interferir negativamente na saúde da população. É muito importante disseminar esse envolvimento em ações ecológicas para que aos poucos, possamos tornar o mundo um lugar sustentável e saudável para todos, principalmente em meio às condições que nos encontramos atualmente” ressalta Danieli Schmitt Tomaz, uma das responsáveis pelo projeto.
A fórmula foi aplicada junto às integrantes do Programa Mulheres Sim e, após isso, o produto foi comercializado pelas mulheres em feiras de economia solidária, junto a um kit de biocosméticos artesanais composto pelos demais itens produzidos por elas.
O Programa Mulheres Sim oferece às mulheres em situação de vulnerabilidade social e que não possuem escolaridade, oportunidades de participar de cursos e oficinas, e disponibiliza a elas a possibilidade de educação em um ambiente acolhedor.
As alunas receberam apoio financeiro da instituição para a viagem, mas infelizmente não foi o suficiente para suprir todas as suas necessidades. Por conta disso, criaram um meio de arrecadação que pode ser acessado no link: https://bit.ly/2DxtbYm
Fonte: Tamara da Silva Sedrez, estudante de jornalismo
Seja o primeiro a comentar