Um dos projetos mais bacanas da cena cultural recente de Blumenau completa três anos, com um grande evento na próxima quarta-feira, 30, no Teatro Carlos Gomes. O Vila EnCantos, idealizado pelo músico Carlos Schrubbe, já é considerado a principal série permanente de concertos musicais de Santa Cataria. Já são 30 apresentações desde 2012, sempre priorizando a música erudita e o melhor da música popular brasileira. Em tempos de cortes e penúrias de investimentos no setor, cancelamentos de festivais, etc, devemos aplaudir e divulgar.
Para animar a noite, a Família Oliveira, grupo que reúne o fino do samba, vai colocar todo mundo para cantar. Antes, acontece o lançamento do portal vilaencantos.com, uma plataforma que pretende contar a história do projeto, divulgar as apresentações, os cursos e oficinas e ainda agenciar artistas que se apresentam.
Quer saber mais sobre o projeto? Dá uma olhada no release da Presse Comunicação:
Sobre o Vila EnCantos
Depois de ver a própria casa transformada em uma escola de música – com aulas de canto, violão, flauta, prática de conjunto e musicalização -, o professor de música e ativista cultural Carlos Schrubbe decidiu que era hora de ampliar a atuação. Foi então que idealizou o projeto Vila EnCantos, iniciado em setembro de 2012, no distrito de Vila Itoupava, em Blumenau. Além das atividades educacionais, o professor queria mergulhar os estudantes no mundo da música de maneira prática, realizando um concerto gratuito, com grandes nomes, uma vez por mês. Foi assim que a Associação da Haco – salão típico de bailes germânicos – começou a ser palco para renomados artistas da região.
Schrubbe formou uma equipe para produzir os espetáculos, contando com fotógrafo, designer, jornalista e especialistas em captação videográfica e fonográfica. Nas apresentações, a família Schrubbe e os alunos do projeto ajudam na produção e a comunidade da Vila Itoupava comercializa pastéis e bebidas durante os concertos.
Baseado no tripé educação, formação de plateia com concertos gratuitos para a sociedade e agenciamento de artistas, o projeto é um dos poucos do gênero no Brasil. A intenção de Schrubbe é desenvolver ainda mais o foco educacional e levar a cultura da música para todos os cantos da cidade.
FONTE: Sabrina Santos/ Presse Comunicação Empresarial
Seja o primeiro a comentar