Seis ônibus Rodovel foram apedrejados no começo da manhã desta terça-feira, 29, no décimo segundo dia de greve no transporte coletivo de Blumenau. A informação foi dada em primeira mão pela RBS TV e pelo G1 e foi confirmada pelo gerente de recursos humanos da empresa, Márcio Anthewitz.
Um dos veículos foi atingido na saída da garagem da empresa, no bairro Velha. Os demais circulando. Ninguém ficou ferido. Segundo Márcio, os relatos dos trabalhadores é de que os ataques foram parecidos e atingiram o para-brisa e a lataria dos ônibus. Os seis veículos prosseguem circulando, junto a frota de 25 que estão nas ruas.
A Rodovel é a única das três empresas do Consórcio Siga que está com a frota circulando, de forma reduzida. Os trabalhadores daquela empresa aceitaram a proposta de parcelamento semanal do 13º salário, em assembleia realizada no dia 20.
O Sindetranscol analisa quando chamará nova assembleia da categoria, para avaliar a nova liminar concedida pela Justiça do Trabalho. Quer mais tempo para tentar avançar mais na proposta. O aumento de 30 para 50% do bloqueio dos créditos futuros do Consórcio Siga é positivo, mas considerado insuficiente para o tamanho dos problemas dos trabalhadores.
A Diretoria do Sindetranscol deveria ensinar a categoria que GREVE é um direito de todos , mas devem respeitar quem aceitou a negociação com os patrões . O direito de ir e vir esta na constituição. Inadmissível que pessoas da mesma categoria estejam apedrejando seus companheiros. Isto não é democracia , é terrorismo , caso estas atitudes estejam sendo efetuadas por funcionários das outras empresas .
Gostaria dizer aos que estão esperando o décimo terceiro salário que a presidente Dilma fez uma nova lei pra ter o décimo quarto, décimo quinto …… Durante todo o ano, pois só o salário do mês não é suficiente.