No próximo dia 20 de novembro, às 15h, no SESI de Blumenau acontecerá a formatura de 32 alunos do Programa Novos Caminhos, que qualifica adolescentes inseridos em serviços de acolhimento. A turma iniciou em abril deste ano e participou de diversos cursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares visando a sua formação e qualificação, para que os participantes sejam encaminhados ao mercado de trabalho.
A formação profissional é oferecida pela FIESC, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Serviço Social da Indústria (SESI) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pela FECOMERCIO, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e em parceria com a Júnior Achievement.
O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), junto à Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMERCIO) e Fundação ESAG.
A parceria entre as entidades têm como finalidade qualificar e profissionalizar os adolescentes inseridos em serviços de acolhimento com idade a partir de 14 anos, visando à preparação para a vida autônoma. O programa também abrange os egressos (até um ano do seu desligamento) dos referidos serviços. Pretende-se ainda, por meio do programa, trabalhar a ampliação e o fortalecimento das redes sociais de apoio do adolescente, visando possibilitar a construção de vínculos de afeto e referencial de vida.
Seja o primeiro a comentar