Acompanho há bastante tempo as disputas para a Mesa Diretora da Câmara de Blumenau e confesso que não lembro de um clima tão beligerante como agora, com dois candidatos à Presidência, Alexandre Matias (PSDB) e Almir Vieira (PP).
As trocas de farpas e acusações vem de todas as partes. Ameaças também fazem parte dos bastidores.
O recente procedimento do MP que envolve Matias e o julgamento da ação eleitoral referente a Tapete Negro, com Almir Vieira como um dos réus, são reverberadas. “E vem mais coisa por ai”, dizem ambos os lados.
A Mesa Diretora tem mais três cargos em disputa: vice-presidente, 1º e 2º secretario. Mais que uma disputa entre os dois no mais alto posto, existem outros espaços de poder importante no parlamento. Ou seja, o enfrentamento está entre boa parte dos vereadores.
Alguns já declararam claramente o voto ou o anti-voto. Bruno Cunha (PSB),Professor Gilson (PSD) e Ricardo Alba (PSL) já manifestaram que não votam em Almir Vieira.
Pessoas ligadas ao vice-presidente dizem que ele tem os oito votos necessários para garantir a vitória. Nesta contabilidade, estaria Sylvio Zimmermann (PSDB), no momento distante dos pares tucanos, com uma postura crítica à candidatura de Alexandre Matias.
Os respingos desta disputa sobram para o Governo, interessado direto.
Explico os motivos do interesse e qual a estratégia em outra postagem.
Dignidade , algo que falta ao legislativo .