O momento de bate-papo sobre diversos temas e vivências encerrou os trabalhos do ano na sexta-feira (7/12) com a participação de crianças e adolescentes acolhidos em dois abrigos da comarca de Blumenau. A #TIPOASSIM – Oficina para bate-papo teen implantada em abril deste ano, é parte integrante do Projeto “Justiça Sistêmica: Vínculos de Amor”, e ocorre mensalmente no Fórum Central de Blumenau, com a psicóloga voluntária Camila Santhiago.
A profissional atua na abordagem cognitivo-comportamental ao falar sobre temas diversos e vivências que permeiam o processo de desenvolvimento humano. O foco das oficinas é a palavra e a escuta, preconizando o fortalecimento pessoal e harmoniosa convivência familiar e social de crianças e adolescentes abrigados.
Hoje os encontros são leves e divertidos, mas a conquista aconteceu aos poucos, como conta a voluntária Camila. “No início eles se ficavam mais calados porque achavam que em ambiente de Fórum eu seria uma informante de juízo ou algo do tipo. Tanto que a gente fez a opção dos educadores, dos cuidadores deles não entrarem na sala, para ficar uma coisa só dos adolescentes e eu. Eles aprenderam a se abrir e essa troca de experiências faz toda a diferença. É muito bacana”, relata.
De abril a dezembro, uma média de 14 crianças e adolescentes participaram dos encontros mensais. Os temas abordados foram: “As repercussões da institucionalização na vida adolescentes”; “Sou guiado pelas emoções…como lido com isso?”; “Fortalecendo vínculos”; “As relações e o mundo cibernético”; “Soltando os grilos…falando de sexo na adolescência”; “O que é assertividade? Como posso exercê-la na minha vida”; “As escolhas e as consequências”; “Droga é uma droga!” e; “Minhas perspectivas para o futuro…”
A hora preferida da turma se chama “Momento Treta”, quando eles compartilham as vivências no abrigo e na escola. “É muito bacana. Eles já chegaram lá, as meninas principalmente, todas brigadas e no ‘Momento Treta’ a gente conseguiu conversar a respeito das discussões e das brigas e elas fizeram as pazes. É um momento que é muito deles”, cita Camila.
Durante o encerramento dos encontros deste ano, todos participaram de um amigo secreto e ganharam mimos saborosos para relembrar o ano que passou e tudo que foi debatido durante as oficinas. Com o tema futuro, o último do ano, eles também compartilharam o que ocorrerá em 2019. Alguns voltarão para as suas famílias e outros ganharão um novo lar. As novidades celebradas por todos foram motivadas pelo resultado da audiência concentrada ocorrida semana passada na 1ª Vara da Criança e Adolescente, que reuniu a juíza Simone Faria Locks, um promotor do Ministério Público e a equipe técnica dos abrigos.
Seja o primeiro a comentar