Timbó incentiva a leitura desde o nascimento

Gestores da Secretaria Municipal de Educação do município acreditam que a formação do leitor começa nos primeiros anos de vida.

A Secretaria de Educação (Semed) de Timbó proporcionou em 2018 cerca de 216 horas de formação continuada aos professores e auxiliares vinculados aos Núcleos de Educação Infantil do município. Bebês de zero a 1 ano e seis meses e crianças bem pequenas, de 1 ano e sete meses a 4 anos, que manifestam desejo pelo manuseio de livros e esboçam tentativas de fala mediante olhares curiosos para as ilustrações e vontade de imitar os adultos passaram neste ano a fazer parte de uma cena comum na cidade.

Professores, auxiliares e coordenadores estudaram ao longo do ano o desenvolvimento infantil e livros de literatura destinada às crianças desde os primeiros anos de vida. Quais livros e como oferecer as histórias para as crianças fizeram parte do contexto da inovação. Orientar as crianças a manusear os livros sem rasgá-los e estimulá-las a esboçar as palavras passaram a fazer parte da rotina dos ensinamentos. Todas estas estratégias foram desenvolvidas mediante estudos teóricos e observações do cotidiano da infância. Nas primeiras ações as crianças responderam rapidamente com grande interesse pelos livros.

A atual gestão da SEMED tem por objetivo desenvolver, junto com os educadores da infância, uma política de formação de novos e pequenos leitores. Sabe-se que quanto mais cedo a criança tem contato com livros e com o ato de ler, maiores são as chances de se constituir um adepto deste meio de aprendizagem. “Desde que a pasta da infância passou a compor a Secretaria Municipal de Educação, investimos no trabalho dos educadores para além do cuidar das crianças, que lá passam boa parte do dia”, observa o secretário da Educação, Alfroh Postai.

Fases da formação

Foi um calendário intenso de formação continuada que uniu os professores, auxiliares, coordenadores e Secretaria de Educação em favor do desenvolvimento infantil das crianças desde a primeira infância, bem como a valorização e a qualificação do profissional da educação infantil. A formação continuada no ano de 2018 foi realizada com aproximadamente 260 funcionários e passou por cinco estágios: etapa inicial de estudos no local de serviço, em abril; estudos teóricos com os educadores, em maio; formação em serviço no cotidiano de trabalho dos profissionais e na rotina das crianças de zero a 4 anos ao longo dos meses de julho, agosto, setembro e outubro; construção preliminar do documento oficial de estimulação leitora para a infância, nos meses de outubro e novembro; e encontros de fortalecimento dos trabalhos junto com os coordenadores dos núcleos em novembro e dezembro. “Se a criança que passa pelos núcleos tiver oportunidade de ouvir histórias e conviver com livros de todos os tipos, sem dúvida ela desenvolverá o seu potencial linguístico e cognitivo”, constata a Assessora dos Núcleos de Educação Infantil da Semed, Maria Aparecida Ferreira. “No processo de formação, os educadores ampliaram seus conhecimentos a respeito desta nova estratégia educacional”, conclui.

Fonte: Comunicação PMT

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*