Pomerode: neste ano mais de 300 alunos participaram do Programa de Iniciação Turística Escolar

Foto: PMP

Desde 2004, alunos da Rede Pública de Ensino de Pomerode participam do Programa de Iniciação Turística Escolar, que é realizado numa parceria entre a Secretaria de Turismo e Cultura e Secretaria de Educação e Formação Empreendedora.

Somente nesse ano, 320 alunos participaram das aulas extracurriculares, que abordaram em sala de aula a importância da  valorização dos atrativos turísticos e do turista para a nossa cidade.

“Eles também trabalharam a questão da valorização do meio ambiente, turismo cultural, gastronomia, danças e músicas, e os principais eventos da cidade e da região, sinalização turística, e história de Pomerode voltada para o Turismo”, explica David Costa, turismólogo da Secretaria de Turismo e Cultura

A Secretária de Turismo e Cultura, Gladys Dinah Sievert declara que além das aulas em sala os alunos puderam ir a campo conhecer os pontos turísticos, além de ter o contato com o turismo de experiência, que é o que os visitantes mais buscam em Pomerode.

“Dentro do programa nós buscamos sempre fazer com que os alunos vivam o nosso turismo, a nossa cultura, para isso eles realizaram visitas técnicas com palestras nos museus e nos atrativos turísticos de nossa cidade, além de uma experiência com todos os grupos folclóricos da cidade onde aprenderam as danças típicas, e teve até aluno que decidiu entrar para os grupos após esse contato”, comemora.

Sobre o Programa

Através do turismo, a cidade se torna importante não apenas para os visitantes, mas também para a própria comunidade que, passa a proteger e a gostar mais do local onde mora. Esta é uma das premissas que levou à implantação do Programa de Iniciação Turística Escolar, iniciativa que leva noções de turismo para dentro das salas de aula da Rede Municipal de Ensino de Pomerode.

Em vigência desde 2004, o Programa de Iniciação Turística Escolar surgiu através de uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Cultura e a Secretaria de Educação e Formação Empreendedora. A principal intenção é fazer com que os alunos conheçam mais sobre a cidade onde vivem e, ao mesmo tempo, conservem a cultura, o patrimônio histórico, arquitetônico, cultural e natural, para a sua e as próximas gerações.

Fonte: Comunicação PMP

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*