A nova gestão da Furb

Os professores Márcia Cristina Sardá Espíndola e João Luiz Gurgel Calvet da Silveira foram empossados oficialmente na noite desta quinta-feira, 31 de janeiro, como reitora e vice-reitor, respectivamente, da Universidade Regional de Blumenau (FURB). A cerimônia ocorreu no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau e reuniu autoridades locais, regionais e nacionais, além da comunidade em geral e acadêmica.

Márcia e Gurgel foram eleitos pela comunidade universitária em outubro do ano passado e ficarão no cargo no período de 2019-2023.

A cerimônia de posse foi conduzida pelo prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, que também é o chanceler da FURB, por ser uma autarquia municipal. A solenidade teve início com a apresentação musical da Orquestra de Cordas da Universidade. Um quinteto da Orquestra foi responsável pela execução do Hino Nacional.
O então reitor da FURB, João Natel Pollonio Machado, que ficou à frente da Instituição por oito anos, fez um discurso resgatando as realizações neste período, destacando a diversidade e qualidade de ensino, pesquisa e extensão que a Universidade oferece. “Fora dela (FURB), serei um eterno defensor da Instituição. Porque a relação minha e de todos aqui é intensa e duradoura”, disse.

Após a troca das vestes estalares – ato padrão na cerimônia de posse em universidade – a reitora recém-empossada foi saudada pela plateia de pé, com muitas palmas. Em seu primeiro discurso, Márcia fez referência à posse de reitores anteriores. “Nestes 54 anos da FURB, 11 reitores já tomaram posse. E hoje, não estamos na solenidade do décimo segundo reitor, mas na solenidade de posse da primeira reitora da Universidade Regional de Blumenau”, lembrou sendo aplaudida mais uma vez pela plateia. Ela falou de alguns projetos que pretende implantar, salientando a relação com a comunidade externa e com outras universidades, além dos poderes públicos.

O prefeito Mario Hildebrandt encerrou a solenidade falando que muitos desafios estão à espera da nova gestão. “Estamos à disposição da Universidade, respeitando e compreendendo a autonomia de gestão, mas entendendo que a Universidade e prefeitura não devem caminhar separadas”, disse.
No primeiro dia de trabalho, sexta-feira, 1 de fevereiro, a equipe diretiva da nova gestão já é divulgada à imprensa.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*