Após tumulto e bate-boca, Davi Alcolumbre é novo presidente do Senado

Após tumulto e muito bate-boca em plenário sobre o modelo de votação, voto a mais na urna e a desistência do senador Renan Calheiros (MDB-AL), o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) venceu a eleição para assumir a presidência do Senado neste sábado (2).

Aliado do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), Alcolumbre assumirá o comando da Casa pela primeira vez.  O senador foi eleito com 42 de um total de 77 votos – os senadores Jader Barbalho (MDB-PA), Eduardo Braga (MDB-AM), Renan Calheiros (MDB-AL) e Maria do Carmo (DEM-SE) não votaram.

Alcolumbre venceu a disputa contra os senadores Angelo Coronel (PSD-BA), Esperidião Amin (PP-SC), Fernando Collor (Pros-AL) e Reguffe (Sem partido-DF), que também se candidataram à presidência. A votação foi com voto secreto, registrado em cédulas, após decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli.

Amin ficou em segundo lugar com 13 votos. Coronel conseguiu oito votos, Reguffe ficou com seis e Collor, com três votos.

Renan, apesar de não estar mais concorrendo, foi votado por cinco colegas. Principal adversário de Alcolumbre na disputa, Calheiros desistiu da presidência em meio à segunda votação para a escolha do presidente da Casa. Renan reclamou do fato de se repetir “uma votação que foi anulada porque um senador colocar uma cédula dentro da outra cédula”. Ele afirmou que “esse processo não é democrático”. “Então, para demonstrar que esse processo não é democrático, eu queria lhes dizer que o Davi não é Davi, o Davi é o Golias. Ele é o novo presidente do Senado porque eu retiro minha candidatura. E eu não vou me submeter a isso”, disse, em tom inflamado.

Fonte: UOL

1 Comentário

  1. Vergonha internacional . E estes são os senadores que o povo elegeu , como esperar algo ?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*