Abrir um negócio é sinônimo de coragem. Mas não depende apenas da garra manter uma empresa crescendo de forma sustentável. É preciso conhecimento sobre áreas como finanças, marketing e gestão de pessoas. Para apoiar o empresário e possibilitar novos rumos para a sua empresa, o Sebrae/SC Vale do Itajaí realiza este mês mais uma edição do curso Administração de Pequenos Negócios.
As aulas acontecem de 18 a 21 de fevereiro, das 18h30min às 22h, na sede da entidade em Blumenau (SC) (Rua XV de Novembro, 1466, Centro). Mais informações e inscrições através do telefone 0800 570 0800.
Para Fernanda Rosa Mazzi, integrante da coordenadoria regional do Sebrae/SC Vale do Itajaí, o curso traz ferramentas práticas para que o empreendedor leve o seu negócio para um patamar mais profissional.
“Entendemos que, especialmente quanto está no início da jornada, o empresário acaba ocupando múltiplas funções. Nosso intuito com esse treinamento é possibilitar que ele, através do conhecimento e de práticas para a boa gestão, possa ter uma visão clara do seu empreendimento e de quais são os pontos que podem fazê-lo ir mais longe”, diz.
Os módulos, de acordo com Fernanda, irão apoiar o empreendedor na definição de metas e objetivos empresariais, tomar decisões na área financeira (adquirindo condições de implantar e operacionalizar controles para pagamentos e recebimentos), além de definir com método e precisão o preço do produto ou serviço.
De acordo com os levantamentos do Sebrae, 99% dos negócios no país são Micro e Pequenas Empresas. Mais de 6,3 milhões de CNPJs estão na categoria que fatura de R$ 81 mil a R$ 4,8 milhões por ano. Esses empresários empregam 52% da população com carteira assinada no país.
Deviam iniciar uma campanha para mudar o nome de Blumenau para Vale do Itajaí. Ou quem sabe apenas Vale! É tanto Vale quando se refere a Blumenau que VALE mesmo trocar de nome.