O clima interno não anda muito bom no PMDB de Blumenau. Nesta sexta-feira, 15, um grupo liderado pelo vice-prefeito Jovino Cardoso Neto reunirá-se em Itajaí com o presidente estadual do partido, deputado federal Mauro Mariani. Além de Jovino, vão juntos o ex-prefeito Dalto dos Reis e Daniel Hostin, presidente estadual da juventude do PMDB. O vereador Roberto Tribess talvez esteja presente, mas não consegui confirmar.
A reunião foi agendada pelo vice-prefeito, descontente com a demora para a definição em chamar uma convenção para eleger o diretório e a executiva municipal.
O presidente da comissão municipal provisória, indicado pela executiva estadual, João Natel, não sabia do encontro e ficou surpreso. Na noite desta quarta-feira, ele comandou uma reunião da comissão, onde estavam presentes Jovino, Dalto, Daniel, Tribess, além de Luiz Carlos Maia, aliado do reitor.
Natel não tem pressa em chamar a convenção municipal. Pelo estatuto do partido, tem noventa dias para convocá-la: “Quero conversar mais com os filiados, entender o que pensam para buscar o consenso interno”, afirmou o presidente interino.
Já Dalto dos Reis não concorda: “Temos que chamar a convenção logo, em no máximo 15 dias”, disse, para buscar corrigir “esta decisão desastrada da executiva estadual de intervir no partido em Blumenau”. “Tem candidatos de outras siglas já trabalhando pensando nas eleições “, finalizou o ex-prefeito, falando que a demora atrapalha, além de uma eventual chapa majoritária, a nominata de vereadores do partido.
A fala do vice-prefeito Jovino é na mesma linha. Ele já havia manifestado para o Informe Blumenau o descontentamento com a direção estadual e pediu, para não prejudicar as candidaturas do partido na cidade, que se chame uma convenção local para daqui a 30 dias. É o que vai argumentar amanhã com Mauro Mariani.
Apurei também que na reunião de ontem, ouve uma troca de farpas entre o Beto Tribess e o reitor João Natel: ” você chegou ontem”, afirmou o vereador em um determinado momento.
João Natel é um homem obstinado, já escrevemos aqui. Agora não irá muito longe se não construir um diálogo interno em outras bases. Como presidente da comissão provisória, não foi chamado para uma reunião com o presidente estadual do partido, articulada por pessoas que estavam na reunião com ele minutos antes.
Como liderar assim?
O que querem, receber voto em Blu tanto na lava jato até o pescoço… Não se enxergam? E quem é Natel? O PMDB não apoia o Napoleon? Que coisa mais bizarra