O assunto nunca foi tratado em público nesta Legislatura da Câmara de Blumenau, mas era falado nos bastidores, em especial, durante o processo de escolha da Mesa Diretora em dezembro passado.
Veio a público na sessão desta teça-feira, 26, no pronunciamento do vereador Cezar Cim (PP) e foi possível ver o posicionamento de alguns parlamentares sobre o tema.
Cim começou sua manifestação dizendo que estava ouvindo “algumas conversas nos corredores no sentido que existe um embrião, patrocinado por alguns vereadores, de elevar o número de cadeiras de 15 para 21”. “Não quero questionar a legitimidade de quem propõe, mas quero me manifestar: sou radicalmente contra, ” afirmou o vereador, que era suplente e assumiu a titularidade neste ano por conta da eleição de Ricardo Alba como deputado estadual.
E aí começaram os apartes, que revelam os posicionamentos: Alexandre Matias (PSDB) e Marcos da Rosa (DEM) também se manifestaram contra a possibilidade.
Já Alexandre Caminha (PP) questionou até onde a “economia gera eficiência” e citou o exemplo de uma cidade no Pará onde discute-se o mesmo tema. Oldemar Becker (DEM) disse que tem os “dois lados da moeda”, lembrando a condição de suplente de Cezar Cim.
O presidente Marcelo Lanzarin (MDB) mas uma vez foi bastante lúcido. “…é lamentável hoje não podemos fazer esta discussão, não termos condição de fazer este debate com a sociedade, de tentar provar a importância de uma maior representatividade”, destacando o distanciamento da classe política com os anseios da comunidade, frisando que o momento é inapropriado.
Finalizando os apartes, Almir Vieira (PP) disse que estes comentários surgiram para prejudicar ele durante as eleições da Mesa Diretora. “Esta casa está virando uma palhaçada, quando vereador vem aqui falar de economia e dizer que é independente”, expondo a relação dos vereadores com a ocupação de cargos, assunto para outra postagem. Almir disse que é favorável a maior representatividade.
Outros dois vereadores que não se pronunciaram, mas me parecem apoiarem a possibilidade de aumentar o número de cadeiras, são Adriano Pereira (PT) e Ailton de Souza (PR), pelo menos foi o que entendi das reações deles durante os discursos e posições anteriores.
Finalizando sua fala, Cezar Cim fez uma provocação interessante. “Me convençam do contrário, é simples. Reduz o repasse para 3%”, referindo-se o repasse ao duodécimo do Executivo.
Então, dos 15, quatro se posicionaram claramente contra: Cim, Matias, Marcos da Rosa e Lanzarin. Outros três a favor: Almir Vieira, Alexandre Caminha e Oldemar Becker.
Seria bom que todos parlamentares viessem a público para manifestar-se.
E você, caro eleitor, o que pensa?
Confira a fala dos vereadores, é bastante didático:
Atrevam-se!
Atrevam-se a tentar aumentar o número de vereadores!
Sugestão aqui do Sábio: REDUZIR o número de vereadores para o “mínimo Constitucional” que é de 9 (nove).
Senhores vereadores (todos): qual é, mesmo, a vossa importância?
Alcino Carrancho, Esperando 2020 Para Lhes Dar o Troco
Cada vereador ganha 10 conto/mes, fora as benesses.
6 vereadores = 60 contos por mes.
Daria para contratar pelo menos 6 médicos substitutos, para colocá-los nos postinhos onde os médicos (titulares) pegarem suas merecidas férias.
Pra que essa briga toda ? Reduzem o Duodécimo para 3% e coloquem qtos vereadores a lei permitir, ou seja, para Blumenau é 23, aí fica td certo, afinal tendo só 3 % pra Câmara gastar não importa se teremos 1 ou 23 vereadores.