Nesta segunda-feira, o Informe Blumenau deixou uma pergunta no ar. Como a Prefeitura vai resolver o impasse na Companhia Urbanizadora? O questionamento é por conta da decisão da Justiça do Trabalho mandando sustar as demissões já deflagradas pelo Município.
Pois é, seguem algumas respostas.
A primeira. A Prefeitura mandará para a Câmara Municipal nesta terça-feira, 26, um projeto de lei com o processo de extinção gradual da empresa de Companhia Mista. Deve entrar em caráter de urgência urgentíssima e ser votado ainda hoje.
Quando a extinção foi anunciada, no começo de março, havia-se um entendimento que não precisava passar pelo Legislativo, mas agora definiu-se pelo aval dos vereadores, visto que a URB foi criada por uma lei municipal.
Outra linha de ação da Prefeitura é a oficialização dos contratos emergenciais terceirizados. O primeiro foi assinado nesta segunda-feira, para trabalhar nas escolas e CEIs. Como a Justiça não impediu isso, a ideia do Município é não atrasar a prestação de serviços para a comunidade e mostrar para os trabalhadores que ele podem ser absorvidos pelas empresas que prestarão serviço.
No primeiro contrato da Educação, segundo o prefeito Mário Hildebrandt (sem partido), estima-se que haverá uma economia de mais de R$ 100 mil neste ano na relação com o que era gasto com a URB.
Com perderam os cargos comissionados na URB e já conseguiram recolocar seus apadrinhados, obviamente que irão votar a favor da extinção .