Conferência discute situação da saúde pública de Blumenau

A 9ª Conferência Municipal de Saúde acontece a partir desta quinta-feira a noite em Blumenau e é um importante espaço para os usuários avaliarem e fazerem propostas para serem implantadas na rede pública da cidade.

O tema principal é “Democracia e Saúde”, com os eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde.

A abertura e o credenciamento para quem quiser participar do evento serão realizados nos dia 28, quinta-feira, a partir das 18h, no Pavilhão Eisenbanh Biergarten, na Vila Germânica. Na sexta-feira, dia 29, a partir das 18h, serão realizados os trabalhos em grupo, no prédio da Fundação Pró-Família, também no bairro Velha.

Já a plenária final e a definição das delegadas e delegados para a 9ª Conferência Estadual de Saúde ocorrem no sábado, dia 30, a partir das 8h30, novamente na Vila Germânica, no Pavilhão Eisenbanh Biergarten.

Os objetivos da Conferência passam por debater o tema central com enfoque na saúde como direito e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS); pautar o debate e a necessidade da garantia de financiamento adequado e suficiente para o SUS; por reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, para garantir a saúde como direito humano, à sua universalidade, integralidade e equidade do SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais.

Tem como propósito ainda: mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade sobre a saúde como direito e em defesa do SUS; fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade; e também avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual (PPA) e dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde.

A participação na conferência é aberta a toda população, e tem participação efetiva de usuários do SUS e profissionais de saúde, a fim de exercer a construção coletiva da política de saúde.

Nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado foram realizadas no município as conferências regionais, com a participação da comunidade e de representantes da Semus, das quais resultaram elencadas políticas, ações e propostas para discussão na conferência geral.

As conferências são organizadas a cada quatro anos nas esferas nacional, estadual e municipal e em Blumenau é organizada pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), e do Conselho Municipal de Saúde.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*