Governo federal anuncia crédito para caminhoneiros autônomos

Governo federal  anuncia crédito para caminhoneiros autônomos

O governo federal anunciou nesta terça-feira (16) uma série de medidas voltadas aos caminhoneiros e tentar evitar uma greve como a ocorrida em maio de 2018.

Entre as ações estão a destinação de R$ 2 bilhões ao orçamento do Ministério da Infraestrutura para serem usados na expansão e duplicação de rodovias federais.

Também haverá uma linha de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) de até R$ 30 mil para caminhoneiros autônomos e serão construídos locais de repouso para os motoristas profissionais.

Com informações: UOL

INEP

O novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é o delegado da Polícia Federal Elmer Coelho Vicenzi.

Vicenzi é especialista em direito penal pela Escola Paulista de Direito, e MBA em orçamento e gestão pública pela Fundação Getúlio Vargas, além de ter sido diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Entre outras funções, o orgão é responsável pelo Enem.

Entende de educação? Esperar para ver!

Dia 28 de abril é dia da Educação, esperamos ter um ministério do assunto até lá.

“Olavetes” exonerados

Saiu Ricardo Vélez Rodrigues e entrou Abraham Weintraub no MEC. Com isso, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, começou uma “limpa” na pasta, tirando os seguidores do guru do presidente, Olavo de Carvalho.

Os principais nomes demitidos foram: a assessora especial Bruna Luiza Becker, Rubens Barreto da Silva, adjunto da Secretaria Executiva e Sérgio Vinicius Marques do Val Côrtes, que ocupava a Subsecretaria de Planejamento e Orçamento.

Na esteira das exonerações, o tenente-coronel da reserva do Corpo de Bombeiros de Brasília Paulo Roberto e o advogado Auro Hadana Tanaka foram nomeados para o cargo de assessor especial do ministro da Educação. Ambos haviam atuado na equipe de transição do governo Jair Bolsonaro e estavam lotados na Casa Civil, onde Weintraub era o segundo na hierarquia antes de assumir o MEC.

O próprio Olavo falou em entrevista ao Pedro Bial da TV Globo, que o único conselho que deu aos seus alunos que estão no governo é para “saírem de lá”.

A Geni

Após analisar a proposta do governo em corrigir o salário pela inflação apenas em 2020, o líder do PSL no Senado, Major Olímpio, disse ter chegado à conclusão de que o “governo vai levar um cacete e pedir desculpas, senão trava de vez a Previdência”.

O senador disse estar “politicamente preocupado”.

Disse ainda que Bolsonaro tem a favor apenas o PSL, a Geni, relacionando a sigla a prostituta de “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque.

“De verdade, o governo só tem mesmo a sua Geni, que é o partido do presidente. Joga pedra na Geni, ela é boa de cuspir, ela dá pra qualquer um”, disse Olímpio, citando trechos da música.
O líder ainda cobrou o Democratas, que tem três ministérios e as presidências do Senado e da Câmara.

Com informações: Folha

PF faz buscas em inquérito que investiga ofensas contra o STF

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira (16) oito mandados de busca e apreensão em São Paulo, Goiás e Distrito Federal para aprofundar investigações de suspeitas de injúria e difamação contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, relator do inquérito aberto em março para apurar ofensas a magistrados da Suprema Corte e informações falsas envolvendo os integrantes do tribunal. Os mandados se basearam em opiniões negativas feitas por pessoas sobre o STF e em ofensas à Corte. Em alguns casos, as buscas se basearam no que o Supremo considerou serem ameaças ao tribunal.

No despacho, o ministro diz que foi verificada “a postagem reiterada em redes sociais de mensagens contendo graves ofensas a esta Corte e seus integrantes, com conteúdos de ódio e de subversão da ordem”.

Com informações: G1

Resumo do Brasil: créditos aos caminhoneiros para evitar uma nova greve, novo comando no INEP, “olavetes” exonerados, a Geni do governo e as buscas da PF em inquérito que investiga ofensas contra o STF.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*