“Por volta das 10 horas eu estava passando perto da prefeitura e quando soube do fim do contrato, retornei para a garagem”. É esta a fala de um dos motoristas do Consórcio Siga. Como era de se esperar, o sentimento foi geral e segundo informações, neste momento (13 horas) já não existem mais ônibus do transporte coletivo circulando por Blumenau.
Conversei a pouco com o advogado que representa as empresas do Siga. Segundo ele não há nenhuma determinação do consórcio pela parada antes do fim do prazo. O próprio consórcio foi pego de surpresa pela decisão e sequer teve tempo de sentar para estudar os pareceres e a determinação.
A interrupção do serviço foi feita já que os trabalhadores não têm mais garantias de recebimento do salário. Na manhã de hoje o Prefeito Napoleão Bernardes anunciou a caducidade do Consórcio Siga, decretando que a meia noite de hoje o contrato deixa de valer. Napoleão decretou ainda estado de emergência para contratação de uma nova empresa, e a estimativa é da retomada do serviço na segunda-feira dia 01/02/2016.
Na próxima segunda-feira às 15 horas no Terminal da Fonte será realizada uma assembleia com os trabalhadores. O objetivo é apresentar e definir encaminhamentos jurídicos sobre o desligamento dos profissionais das atuais empresas e sobre o posicionamento dos trabalhadores na nova empresa que venha a assumir o transporte coletivo na cidade.
Seguimos acompanhando!
Seja o primeiro a comentar