A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção à Criança, Mulher, Adolescente e Idoso – DPCami – Blumenau/SC, promoveu nesta quarta-feira, 24, palestras para diretores, coordenadores e gestores da rede municipal de ensino, compreendendo cerca de 77 unidades.
Trataram de aspectos jurídicos dos crimes atinentes à pedofilia, responsabilidades dos pais e educadores especialmente na seara criminal, orientações para prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes, cuidados na utilização de redes sociais, orientações sobre o protocolo de atendimento a infantes vítimas de violência sexual.
A equipe de psicólogos policiais da DPCAMI também trouxe orientações aos educadores de como acolher um infante que relate ser vítima de violência sexual.
Os delitos contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes incorrem no que é chamado na criminologia de cifra negra, apenas uma pequena parcela desses crimes chegam ao conhecimento da autoridade policial. Nesse aspecto a escola desempenha importante papel, pois não é incomum a criança ou o adolescente revelar para um colega ou professor ser vítima desta espécie do delito.
Além disso, a educação sexual das crianças e adolescentes é considerada uma ferramenta de grande importância na prevenção dos crimes atinentes à pedofilia.
Seja o primeiro a comentar