Foram abertas nesta segunda-feira (06) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Os candidatos devem fazer o cadastro no site da prova até 17 de maio.
A taxa de inscrição neste ano custa R$ 85,00 e deve ser paga entre os dias 06 e 23 de maio, em agências bancárias, lotéricas e correios.
A inscrição deve ser feita inclusive, pelos estudantes que obtiveram a isenção da taxa.
É necessário entrar no site do exame e informar o número do CPF e do RG. Será criada uma senha de acesso que também permitirá verificar o cartão de confirmação e os resultados do candidato. Também é preciso ter um número de celular e um e-mail válidos para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova, envie comunicados.
Segundo o órgão, até 17 de maio será possível atualizar dados de contato, trocar o município de provas, mudar a opção de língua estrangeira e alterar atendimento especializado e/ou específico.
Para os candidatos que precisam dessa atenção diferenciada, como pessoas com deficiência ou lactantes, a solicitação deve ser feita também até 17 de maio.
Entre 20 e 24 de maio, será possível fazer a solicitação de atendimento pelo nome social – caso o participante transexual prefira não ser chamado pelo nome do registro civil.
O cartão de confirmação será disponibilizado só em outubro. Nele, haverá um resumo das principais informações para o candidato: número de inscrição; data, hora e local das provas; dados sobre atendimento especializado (se solicitado); e opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
Calendário da prova
As inscrições vão de 06 a 17 de maio, junto com o pedido de atendimento especial, de 20 a 24 de maio o pedido de uso de nome social e de 06 a 23 de maio o pagamento da taxa de inscrição. As provas acontecem no dia 03 e 10 de novembro, o gabarito sai dia 13 de novembro e o resultado individual em janeiro de 2020.
Com informações: G1
Seja o primeiro a comentar