Sexta-feira. Este deve ser o dia que o prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) deve anunciar a segunda fase da reforma administrativa. A primeira parte foi a extinção da URB, com o fim de 70 cargos comissionados e cerca de 500 trabalhadores celetistas.
A segunda parte da reforma deve trazer o que o Informe Blumenau tem antecipado, que é a vinda de praticamente todas estruturas que estão na administração indireta – fundações e autarquias – para a administração direta. Apenas o SAMAE não deve ser mexido.
A PROEB/Parque Vila Germânica deixará de existir, fundindo com a secretaria de Turismo.
A secretaria de Habitação e Regularização Fundiária também será extinta, com Habitação indo para a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Regularização para a secretaria de Desenvolvimento Urbano.
O objetivo, além da economia, é racionalizar e otimizar a prestação de serviços.
Cerca de 30 cargos comissionados serão extintos, que, somados aos 75 da URB, chegam a 105, de um total de 418, o que representa corte de 1/4 dos servidores de confiança. Outra mexida são em FGs pagas a servidores que atuam em uma das tantas comissões de cada estrutura, que deixarão de existir.
Outra mexida deve acontecer na questão orçamentária, com a extinção de aproximadamente 500 vagas para concursados hoje não preenchidas, mas previstas, que obrigam a Prefeitura a prever recursos para as pastas correspondentes. Essas vagas não são na área da educação, nem a saúde, de acordo com a informação que chegou para mim.
A mexida terá impactos em nomes também, na sequência. Pelo menos cinco não devem permanecer, por situações diversas.
Extinguiu 70 cargos na URB , mas estas pessoas foram realocadas na Prefeitura , ou nâo ?
Reforma administrativa em ano que antecede eleições tem um “cheirinho” de montagem de apoiadores de campanha .
Estão apenas enganando a população….Os que estão sendo exonerados, dois ou três dias depois assumem em outro departamento com os mesmos cargos…. Uma vergonha…..