Exatamente uma semana após o prefeito Napoleão Bernardes declarar a caducidade do Consórcio Siga, no mesmo espaço, uma nova coletiva com a imprensa passou detalhes sobre como vai funcionar o transporte coletivo em Blumenau.
Já neste domingo, 57 ônibus estarão rodando em Blumenau com catraca livre, das 8 horas às 18 horas. Na segunda-feira mais ônibus estarão nas ruas, ai sim, com a cobrança do valor de passagem por R$ 3,65.
A semana foi repleta de desafios, e com alguns contratempos. As empresas do Siga demoraram para começar a fazer a demissão dos funcionários, algumas sequer conseguiram dar baixa em todas as carteiras – e com isso toda a força operacional prevista não está disponível. A transferência do Siga para a Piracicabana das informações dos usuários foi assegurada em uma liminar, mas os empresários sequer foram encontrados para entregar a decisão judicial.
Quem acompanhou a semana sabe bem de todo esforço para deixar tudo certo, mas alguns pontos ficaram além do controle da prefeitura.
Confira como funcionará o transporte coletivo de passageiros de Blumenau na próxima segunda-feira (01/02/16):
ÔNIBUS
Já estão em Blumenau os 190 ônibus necessários para o início da operação na próxima segunda-feira. Destes, 172 preparados com acessibilidade aos passageiros. O atendimento da comunidade pelo Blufácil também seguirá em operação. Até o fim de fevereiro, serão 240 ônibus disponíveis para a operação na cidade, com uma média de idade de 6 anos, metade da idade dos veículos do Siga.
A prefeitura sinalizou ainda que, numa futura licitação, exigirá 100% de veículos novos.
TRABALHADORES
Os trabalhadores contratados até o fim do dia deste sábado. Estes iniciarão as atividades já na segunda-feira, e no mesmo dia, receberão o vale alimentação do mês no valor de R$ 550,00.
A prioridade das contratações são dos antigos funcionários do Consórcio Siga. Já foram 358 contratações, e as admissões seguem neste sábado e domingo. Cerca de 700 dos 1400 já tiveram a baixa da carteira. Destes, quem quiser entrar na nova empresa, pode comparecer na sede da Piracicabana que fica em frente ao Batalhão da Polícia Militar.
HORÁRIOS / LINHAS
A operação de segunda-feira será definida no domingo, após a confirmação da quantidade de trabalhadores que foram já se apresentaram na Piracicabana para contratação. A divulgação oficial das linhas e horários será no domingo a noite.
PASSAGENS
Todos os ônibus que serão usados na operação, possuem o sistema de leitura dos cartões semelhante ao usado no Siga. Com isso, os cartões que os usuários já possuem, continuarão em uso e funcionando.
Já no sábado (23) a prefeitura conseguiu a base de dados do Siga, com todas as informações. Com isso, os créditos que os usuários tinham até o dia 23, estarão disponíveis. A segunda etapa deste processo, que depende de uma ação do Siga após uma Decisão Judicial, assegura a possibilidade de recarga destes cartões, dispensando a necessidade de imprimir novos cartões.
Ainda não existem informações sobre a recarga dos cartões ou para quem quiser novos cartões de embarque.
OPERAÇÃO EMPRESA
A empresa Piracicabana, por sua atuação nacional, possui uma série de parceiros empresariais. Um deles é o banco Santander, com quem detém as operações em todas as cidades onde está presente. Mas em Blumenau será diferente: toda a operação bancaria será através da cooperativa de crédito Blucredi.
Seja o primeiro a comentar