Os ônibus da empresa Piracicabana, contratada em caráter emergencial para o serviço de transporte coletivo de Blumenau, começaram a circular no último domingo para um evento teste, com catraca livre para os usuários. A gratuidade seguiu até esta quarta-feira por conta de problemas na integração dos créditos, mas agora o problema foi resolvido. Nesta quinta-feira (04) será o primeiro dia com a empresa e a cobrança de passagens.
As linhas de ônibus são as mesmas que tem circulado até aqui, porém com um reforço de veículos nos troncais, já que mais trabalhadores foram contratados. Com o início da cobrança das passagens, a entrada dos passageiros será naturalmente, mais lenta.
Quem tem o cartão do Siga com créditos, pode usar o cartão.
Confira mais detalhes no release enviado pela empresa:
Circulação
Até sexta-feira (05), 150 ônibus estarão circulando em Blumenau. Nesta quinta-feira (04), o número de linhas permanece o mesmo da quarta-feira, com reforço nos troncais, que devem ter um incremento de 30% no número de ônibus circulando.
Problemas de atrasos também devem ser solucionados, pois a partir desta quinta-feira os motoristas passam a ser encaixados gradualmente em suas antigas rotas. O ritmo de contratações também continua positivo e em breve deve ser completado o quadro.
“Dia a dia, avançamos na contratação de pessoal, o que possibilita disponibilizá-los em tempo recorde à operação, para que novos veículos sejam integrados ao sistema. A meta é disponibilizar 190 veículos em poucos dias”, destaca Garroti.
Bilhetagem eletrônica e cobrança
Os usuários do antigo cartão Siga poderão usar os créditos disponíveis nesta quinta-feira. Os trâmites para aquisição de vale transporte serão divulgados nos próximos dias. Os pagamentos em dinheiro serão feitos diretamente aos cobradores. Como nem todos os veículos disponíveis possuem a posição de cobrador, o mesmo ficará nas primeiras poltronas do ônibus, ao lado do validador para efetuar a cobrança e liberação da catraca.
Estudantes com cartão Siga correspondente, que não tenham saldo, pagam metade do valor da passagem nesta quinta-feira, conforme legislação vigente, devendo apresentar o cartão ou documento que comprove sua condição. Idosos com documento de identificação que comprove a idade não pagam a passagem.
As antigas estações de pré-embarque continuam operando como abrigo apenas e não venderão passagens.
As regras de integração permanecem inalteradas.
Vale-alimentação
A Viação Piracicabana informa que por conta de problemas operacionais na confecção dos cartões de vale-alimentação da empresa, houve pequeno atraso entrega dos mesmos aos funcionários contratados. Os primeiros motoristas e cobradores receberam hoje o seu vale, no valor de R$ 550,00. Conforme compromisso, os funcionários admitidos nos últimos e próximos dias receberão também em breve seus cartões, conforme forem emitidos pela empresa fornecedora.
Fonte: Fernanda Momm / Presse Comunicação
Veja também:
Neste fim de semana haverá uma força-tarefa na manutenção dos ônibus
Terminais e estações de pré-embarque funcionarão como ponto de ônibus comum
Seja o primeiro a comentar