O final de julho chegou e com ele mais uma edição da Biblioteca Viva. Com uma programação especial, o festival acontecerá entre os dias 31 de julho e 9 de agosto, na Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin. O evento faz parte da 24ª edição do tradicional Festinver. O festival conta com oficinas, contação de histórias, sessão de cinema e poesia para um público a partir dos quatro anos e serve como uma ponte entre a comunidade e a biblioteca.
Com quatro dias de evento, a Biblioteca Viva estima a participação de mais de 280 alunos de escolas e CDIs do município que serão agraciados com ações diversas com no mínimo 50 minutos de duração e no máximo 1h30min. A Biblioteca Dom Daniel Hostin é palco para o festival que já acontece desde 2017 e tem como objetivo aproximar a comunidade da biblioteca que neste ano completou 44 anos de história e tem um acervo com mais de 48 mil livros, gibis, revistas e outros impressos à disposição dos gasparenses.
A diretora da biblioteca, Lúcia Kistner, afirma que eventos como esses movimentam a cultura do município e incentivam as pessoas a lerem mais. “Temos um retorno muito bom após os eventos. Normalmente as crianças voltam com seus responsáveis para fazer uma carteirinha e conseguir usufruir do espaço que conheceram”, salienta. “O evento tem muita demanda, normalmente lançamos no site e em uma semana ele se esgota”, informa. Por mais que não tenha mais vagas para o acesso de turmas escolares no evento, a Biblioteca Viva estará aberta a comunidade.
“O Biblioteca Viva é um movimento de sensibilização e ressalta a importância da leitura no cotidiano das crianças que estão em seu processo de formação”, comenta Neida Beduschi, diretora de Cultura do município. “Hoje em Gaspar a Biblioteca é um espaço cultural ativo com muitas atividades programadas até o final do ano”, afirma.
A secretária de Educação, Zilma Sansão Benevenuti salienta a importância do evento para a disseminação da cultura para as crianças gasparenses. “Além de ajudar no crescimento cognitivo da criança e pré-adolescente, eventos como esses divulgam o grande acervo e o espaço que Gaspar tem para a promoção de leitura”, reforça. O agendamento se faz direto com a coordenadora da Biblioteca e atende a diversos públicos.
O Festival Biblioteca Viva é realizado pela Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria Municipal da Educação, Departamento de Cultura e Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin, e conta com o apoio do SESC Blumenau.
Confira a programação completa do evento:
Sobre a Biblioteca
A Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin foi criada em 1953, e iniciou efetivamente seus trabalhos há 44 anos, em 1975. O acervo da biblioteca possui mais de 48 mil exemplares e dispões ainda da Bebeteca, um espaço destinado às crianças de até três anos. Obras em braile também estão a disposição no espaço. Há mais de seis décadas. A Biblioteca Pública Dom Daniel Hostin, é uma instituição pública voltada à educação, cultura e lazer da população gasparense.
Em março, a Biblioteca fez a aquisição de três mil novos livros, sendo essa a maior aquisição da história do local.
Fonte: Comunicação PMG
Seja o primeiro a comentar