Associação de Amigos, Pais e Portadores de Mielomeningocele, entidade referência no suporte e acolhimento de pessoas com esta patologia, promove o “VEM PRA PRAÇA AGOSTO LARANJA” no próximo sábado.
A programação terá inicio às 9h estendendo-se até às 17h00, na Praça Governador Jorge Lacerda, na Itoupava Norte (em frente a sede da AAPPM ). Contará com diversas e apresentações culturais, músicos locais, ações de saúde e bem-estar, e show com a Banda Laskera`s entre outras atividades prevista no cronograma do evento, que será totalmente aberto e gratuito para a comunidade.
O evento contará com a participação de diversas opções gastronômicas, feirinha com comerciantes/artesões locais, recreação infantil, oficinas de convivência e serviços de utilidade pública.
A ação faz parte da agenda de atividades planejadas para o Agosto Laranja, mês alusivo à prevenção e conscientização da Mielomeningocele, previsto em lei de autoria do vereador Professor Gilson (PSD).
O objetivo das atividades é de aproximar a população à causa, desconstruir paradigmas sociais colaborando para uma sociedade mais inclusiva, e consecutivamente informar sobre as características diagnosticas da má-formação, prevenção e incidência da mielo.
A AAPPM é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, prestando suporte específico as pessoas com MIELOMENINGOCELE bem como seus familiares; com atendimentos de Fisioterapia, Assistência Social, Psicologia, Psicopedagogia e Assistência Jurídica a entidade promove o desenvolvimento de seus associados e a garantia dos seus direitos, dando legitima representação para os aspectos sociais pertinentes a inclusão.
A Mielomeningocele consiste em uma má formação neurológica congênita. No nascimento, a criança caracteristicamente apresenta a medula exposta, devido a uma alteração fisiológica que acontece nas primeiras semanas de gestação, quando então a medula em formação não se fecha corretamente.
A Mielomeningocele vem associada a consequências como: Paralisia de Membros Inferiores, Hidrocefalia, Deformidades Ortopédicas, Incontinência Urinária e Fecal, entre outros. Estudos no campo da biologia e medicina apontam a déficit de suplementação de ácido fólico como principal causador da patologia, a falta deste suplemento na gestação ou até antes da fase em questão, é uma das afirmações mais sólidas da medicina quanto a principal causa da Mielomeningocele.
Hoje no Brasil nascem cerca de 10 mil crianças por ano com Mielomeningocele.
Seja o primeiro a comentar