Os impactos do uso de defensivos na agricultura de Santa Catarina serão debatidos em uma audiência pública. A decisão foi tomada durante a reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa realizada na manhã desta terça-feira (03). De modo unânime, os integrantes do colegiado avaliaram que o assunto precisa ser melhor esclarecido para a sociedade catarinense.
O tema foi trazido à pauta pelos deputados Neodi Saretta, Padre Pedro, Fabiano da Luz e da deputada Luciane Carminatti, todos do PT. “Atendemos uma solicitação do Fórum Parlamentar Catarinense pelo Fortalecimento das Empresas Públicas. O tema ganhou espaço recentemente em função da questão tributária, mas precisamos também saber os efeitos do uso desses produtos”, argumentou Saretta.
A ideia, de acordo com ele, é que seja uma conversa sem posições ideológicas ou partidárias. A deputada Marlene Fengler (PSD) referendou a relevância do debate “para desmistificar o tema”. Moacir Sopelsa (MDB) afirmou que ainda há muitos questionamentos sobre a existência ou não de perigo para as plantações e, por extensão, para a sociedade. “O que sabemos é que o uso indevido é prejudicial, mas o uso condicionado às normas legais garante a produção.”
A data e o horário da audiência ainda serão definidos. Ficou confirmada ainda a necessidade de trazer representantes da Epagri, Cidasc e outros órgãos ligados à agricultura para a apresentação de dados técnicos que vão, além de dar transparência e conhecimento, ajudar aos parlamentares a definir seu posicionamento sobre o assunto.
Fonte: Agência AL
Seja o primeiro a comentar