Sou um defensor da política, pois ela é imprescindível para a Democracia, o melhor sistema político que já inventaram. E mesmo criticando muitas posturas de alguns políticos, sempre busco enaltecer aqueles que se colocam a disposição para disputar um cargo eletivo.
Quando vencem, se transformam num servidor público, escolhido pelo eleitor.
E os vereadores são os mais próximos do cidadão comum, aquele político que conseguimos conversar mais facilmente.
Por isso, achei bacana a iniciativa da Câmara de Blumenau de homenagear ex-parlamentares nesta terça-feira, 1º, dia do Vereador. Sem custos adicionais, fora um café simples e a impressão de um certificado, 39 pessoas foram homenageadas, aquelas que responderam o convite formulado pela Mesa Diretora.
A intenção da Casa é homenagear todos os 350 parlamentares que estão ou já passaram pela Câmara de Vereadores. As demais honrarias serão entregues aos edis ou aos seus familiares – no caso daqueles já falecidos – nas outras sessões ordinárias de terça-feira do mês de outubro.
Para representar o ex-vereadores, ocuparam a tribuna livre o ex-vereador Álvaro Correia e a ex-vereadora Yara Luef. Álvaro Correia ocupou uma vaga na Câmara de Blumenau na legislatura de 1977 a 1983. Yara Luef foi vereadora de 1989 a 1996.
O ex-vereador Álvaro Correia iniciou falando sobre como foi instituído o Dia Nacional do Vereador, destacando a importância da missão dos legisladores. “Apesar dos períodos conturbados na política brasileira, não podemos negar o trabalho e o esforço patriótico exercidos pelos vereadores em prol da sociedade. É justo reconhecer que a grande maioria tem se portado à altura do trabalho, promovendo o bem geral do município. É nobre e relevante o trabalho do vereador”, afirmou.
Assinalou a importância das câmaras mirins e assinalou que os vereadores adquirem grande experiência nas casas legislativas para alcançar outros compromissos e responsabilidades políticas. Lembrou que o atual e o último prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt e Napoleão Bernardes, foram vereadores. “O Legislativo Municipal é considerado escola e centro de civismo e Blumenau tem dado grande exemplo neste sentido”.
Ao usar a tribuna, a ex-vereadora Yara Luef ressaltou que a função do parlamentar é muito árdua e que trabalham sempre por toda a cidade. “Não somos representantes de uma comunidade ou localidade apenas”, enfatizou..
O vereador Jens Mantau (PSDB), por ser o parlamentar que cumpre o maior número de mandatos na Câmara de Blumenau, foi escolhido para falar em nome dos atuais parlamentares. “Gratidão é a palavra que resume tudo isso”, disse.
O presidente Marcelo Lanzarin (MDB) também usou a palavra, durante o Momento da Presidência, e voltou a defender a política, a boa política, a despeito do senso comum. Disse que o Dia do Vereador é essencial para reforçar junto à sociedade a importância dos três poderes que sustentam a democracia.
“Não podemos deixar jamais que o momento que vivemos no país – no qual essas três instituições são tão questionadas e estão envolvidas em fatos que nos indignam – nos faça esquecer do papel de cada um no parlamento. Porque representamos a nossa sociedade, porque estamos, a grande maioria, envolvidos e dedicados na construção de uma sociedade melhor, por mais que isso possa não parecer aos que olham de fora”.
Acrescentou ainda que aqueles que estão ou já passaram pela Casa não podem “permitir que as distorções sejam tidas como base e a política passe a não ser, aos olhos dos cidadãos, função de pessoas dignas”.
Confira os nomes dos ex-vereadores homenageados nesta terça-feira (pessoalmente ou através de familiares):
Ademar Lingner
Aldir Thomsen
Almerindo Brancher
Álvaro Correa
Alcir Müller
Arnaldo Zimmermann
Antônio João Veneza De Souza
Braz Roncaglio
Célio Dias
Deusdith De Souza
Dieter Hering
Edgar Paulo Mueller
Erlédio Pering
Erno Bublitz
Frederico Dix
Haroldo Bachmann
Hélio Vieira
Ingo Hering
Isaltino Pedron
Ivan Naatz
Jair Girardi
João Bertoldi Petry
João José Marçal
João Ernesto Batista
José Candido Pacheco
José Luis Clereci
Leoberto Vitor Cristelli
Luiz Ayr Ferreira Da Silva
Manoel Da Luz Rampelotti
Marco Antonio Wanrowsky
Mário Bagattoli
Maurício José Pacheco
Rufinus Seibt
Valério José Steil
Valdair José Matias
Vânio Francisco Salm
Victor Fernando Sasse
Vitório Tomio
Yara Luef
Seja o primeiro a comentar