Um dia histórico para a Universidade. Foi assim que a reitora Marcia Sardá Espindola definiu a tarde desta quinta-feira, 3 de outubro. No gabinete da reitoria representantes da Universidade Regional de Blumenau e do Instituto Gene assinaram um contrato que viabiliza a execução de serviços em cooperação. O ato reuniu gestores da FURB, do Gene, da Associação Comercial e Industrial de Blumenau (ACIB) e da Câmara de Vereadores.
Aumentar e agilizar a oferta de serviços prestados pela universidade ao mercado são os principais objetivos do contrato entre FURB e Instituto Gene. Serão viabilizadas ações em cooperação. A Universidade disponibiliza assessorias técnicas, concurso públicos e pesquisas via Instituto FURB. O fato de ser entidade pública, na condição de autarquia municipal, dificultava o atendimento de algumas demandas da sociedade, flexibilizadas pelas Organizações Sociais (OS).
De agora em diante, sempre que a Universidade precisar ofertar um serviço complexo, que exceda a capacidade da instituição, poderá acionar as parcerias. O Instituto Gene, por exemplo, apresentará um plano de trabalho e ficará responsável por contratações e despesas, prestando contas. Na prática, a medida reduz etapas burocráticas, agiliza compras e contratações. “A cooperação com o Gene vai ampliar o escopo de atuação da Universidade e diversificar receitas, sem inchar a estrutura”, explica o diretor do Instituto FURB, Christian Krambeck.
A parceria marca uma nova fase nas relações da FURB com o mercado, como destacou a reitora, Marcia Sardá Espindola. O documento assinado também define o Gene como gestor do futuro Centro de Inovação de Blumenau, localizado no campus 3 da Universidade Regional de Blumenau, no bairro Itoupava Seca. A escolha do Instituto Gene como parceiro ocorreu a partir de um edital de credenciamento de Organizações Sociais (OS), lançado pela FURB em agosto, que também inclui a gestão do futuro Centro de Inovação, que está sendo construído pelo Governo do Estado, em conjunto com a Universidade.
Segundo o coordenador de planejamento da Universidade, Nazareno Schmoeller, a obra está na fase final e deve ser concluída no primeiro semestre de 2020. Faltam aproximadamente R$ 1,3 milhão para o acabamento, que devem ser liberados pelo Estado nas próximas semanas. Após a conclusão, o prédio será incorporado ao patrimônio da FURB. “Estamos adiantando todos os processos. Com a definição da organização social gestora, no dia em que o Estado liberar o prédio, o Centro de Inovação já poderá começar a funcionar”, informa Schmoeller. O centro vai funcionar como um hub do ecossistema de inovação, reunindo esforços da academia, das empresas e de órgãos públicos, para desenvolvimento do Vale do Itajaí.
O pesquisador da FURB Doutor Edesio Luiz Simionatto, comemorou a assinatura. Ele coordena o laboratório de combustíveis da instituição que presta serviços para a Agência Nacional de Petróleo, realizando análises sobre os postos de Santa Catarina e Paraná. “Não é só processo”, considerou. Sem essa desburocratização, os laboratórios precisam contratar por concurso público de dois em dois anos para projetos pontuais. E a cada nova contratação um novo processo de treinamento precisa ser feito para aprovados que substituem os anteriores. “Esta possibilidade traz outra qualidade de vida para as pessoas, para trabalharem até mais felizes”.
O presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Marcelo Lanzarin, participou do ato e citou as experiências que teve enquanto Secretário Municipal de Saúde. “As organizações sociais trazem a dinâmica que o serviço público necessita, mas sem descaracterizar o ente público, isso abre muitas possibilidades de cooperação”, afirmou. Para o diretor do Instituto Gene, Udo Schroeder, o momento é histórico porque reconecta a FURB ao Gene. “O Gene nasceu na FURB e este contrato nos aproxima novamente. Estamos prontos para fazer o melhor trabalho possível’, disse.
O diretor do Instituto FURB, Christian Krambeck enfatizou a construção coletiva que este momento representa. “Foram meses de trabalho até chegar aqui. A assinatura deste contrato traduz aquilo que chamamos de Nova FURB”. A Universidade pretende aumentar e agilizar a oferta de serviços ao mercado. “Esta parceria com o Gene garante à Universidade que ela
possa realizar aquilo lhe é próprio, a formação das pessoas. Os processos burocráticos e administrativos deixamos com o Gene”, acrescentou a reitora Marcia Sardá.
Fonte: Furb
Seja o primeiro a comentar