Cinquenta procedimentos de transplantes de órgãos foram realizados em setembro no Hospital Santa Isabel. Esse é o maior índice do ano, seguido do mês de março, com 32 procedimentos e julho, com 26. Foram 27 transplantes renais, 13 hepáticos e seis córneas. Esses dados são possíveis graças à conscientização das famílias para a doação de órgãos.
Um dos procedimentos foi inédito. Graças à solidariedade de uma família, as vidas de três pessoas foram salvas pelo transplante de órgãos: uma paciente recebeu coração e rim no mesmo procedimento – sendo uma cirurgia inédita em Santa Catarina. Outros dois receptores receberam pâncreas/rim e fígado.
O transplante cardíaco é raro, pois o coração tem sobrevida de quatro horas fora do corpo. Este foi o quinto transplante cardíaco realizado no Hospital Santa Isabel em 2019. O recorde é de oito procedimentos, realizados em 2016 e 2018.
O Hospital Santa Isabel é a unidade hospitalar que mais realiza procedimentos de transplantes de órgãos em Santa Catarina. O reconhecimento vem do próprio Governo do Estado, cuja homenagem veio das mãos do Governador, Carlos Moisés da Silva.
Setembro – mês de conscientização
Em parceria com a Associação Renal Vida, o Hospital Santa Isabel realizou uma ação de abordagem e conscientização no Norte Shopping, em Blumenau, no dia 27 de setembro. A iniciativa é alusiva ao Dia Nacional de Doação de Órgãos. As duas instituições prepararam material informativo, lembrando a importância da doação de órgãos. Foi oferecido ao público testes rápidos de saúde – cerca de 250 pessoas foram atendidas.
Fonte: Assessoria de Imprensa HSI