Na quinta-feira, dia da assembleia dos servidores públicos municipais, duas especulações corriam os bastidores do debate da campanha salarial que teve a pauta referendada pela categoria.
A primeira, é de que a administração municipal não pagará a reposição integral do INPC. Em conversa com o secretário da Fazenda, ele não confirma a informação, mas dá a entender que as chances são grandes da Prefeitura pagar menos.
A outra especulação tem a ver com a primeira. Seria de que, caso a administração de Napoleão Bernardes (PSDB) opte por um índice menor que o da inflação, a Câmara Municipal pagaria integral para os seus servidores.
Segundo dados de hoje, são 169 servidores: 72 efetivos, 86 comissionados e 11 aposentados.
Questionei nesta sexta a tarde o presidente da casa, Mário Hildebranbdt (PSB). Ele afirmou não ter pensado no assunto, pois nunca na história do parlamento (pelo menos recente) teria havido esta discussão: “Normalmente é o mesmo índice para todo mundo”, destacou.
“Caso aconteça, esta será uma questão a ser trabalhada”, finalizou sobre a possibilidade da Prefeitura realmente oferecer uma reposição menor que a inflação para os servidores, deixando claro que a decisão pelos encaminhamentos é de toda a Mesa Diretora.
Então, são só especulações ?
Penso que não. Podem não acontecer, mas são situações possíveis. E como as fontes dos bastidores são boas, dos dois lados, vamos acompanhar.
Seja o primeiro a comentar