Dia 24 de novembro, às 19h, na Igreja Luterana Martin Luther, localizada no bairro Itoupava Seca, a Orquestra da FURB realiza o seu último concerto comemorativo de seus 20 anos de fundação e atividades.
A entrada é gratuita e o evento é aberto a toda comunidade.
O evento terá a participação especial do Coro de câmara Vocal Consort Blumenauensis, do Coro dos Alunos do Curso de Música, do Coro da FURB e Coro Marita Deeke Sasse, ligado ao Programa de Educação Permanente – Proep da universidade.
No programa estão trechos do oratório “O Messias”, de Georg Friedrich Haendel, ocasião que marca os 260 anos de sua morte. A segunda parte do concerto integra todos os grupos e é dedicada ao repertório brasileiro com a “Suíte Folclórica”, composta por temas do folclore infantil e as “Três Lendas Amazônicas”, canções recolhidas pelo compositor Waldemar Henrique. Na terceira parte a orquestra apresenta um repertório exclusivamente orquestral, com a “Abertura Egmont”, de Ludwig van Beethoven, a fantasia sobre temas de Luiz Gonzaga “Gonzaguiana”, com arranjo de Cyro Pereira e “Danzón nº 2”, do compositor mexicano Arturo Márquez. E para finalizar o concerto e entrar no espírito do Natal, todos os grupos se unem, mais uma vez, para entoar a canção Noite Feliz.
A Orquestra da FURB é um conjunto sinfônico clássico, que iniciou suas atividades em 1999, sob a regência do maestro emérito Frank Graf, na gestão do reitor Egon Schramm e consolidou-se como programa de extensão.
O projeto coloca em prática o poder transformador que a união entre ensino, pesquisa e extensão pode ter sobre a sociedade, agregado ao fomento à cultura, oportunizando o desenvolvimento e a integração social. Possui dois segmentos formados a partir dos próprios integrantes do grande grupo – a FURB Jazz Band (fundada em 2005) e a Orquestra de Cordas (fundada em 2008) – que executam repertório específico para as suas formações como os estilos jazz, soul e bossa nova e o repertório barroco.
É composta por estudantes do Curso de Música, de outros cursos da universidade, profissionais e voluntários da comunidade, sob a regência e coordenação do professor Roberto Rossbach e assistência de Luiz Lenzi.
Duração de 1 hora 20 minutos, aproximadamente.
Seja o primeiro a comentar