Saúde na Mesa: ceia de Natal

Foto: reprodução

Com as festas se aproximando, juntamente com o verão, começam as dúvidas sobre como se manter em forma nessas ocasiões e ainda conseguir ter uma ceia gostosa e saudável.

Adoramos o Natal por ser uma das épocas mais gostosas do ano. Além das ceias maravilhosas, também temos a oportunidade de estar perto de quem amamos, trocar presentes e ter ótimas conversas na mesa do jantar.

Apesar das maravilhas do Natal, sempre há a preocupação latente com o ganho de peso e com as comidas pouco saudáveis da ceia. Então como nós podemos aproveitar evitando o famoso ganho de peso?

Vamos explorar algumas alternativas para uma ceia mais leve que nos permite toda a experiência maravilhosa do Natal com a família, evitando exageros.

Introduzir algumas receitas alternativas pode ser uma ótima opção. Escolher ingredientes orgânicos, integrais, naturais, muita fruta tropical fresquinha, frutas secas (não cristalizadas), castanhas, saladinhas, grãos como lentilha, grão de bico, soja e ervilhas são sempre bem-vindos por serem ricos em proteínas e minerais. São versáteis, pois podem fazer parte desde um prato quente a um prato frio.

Dicas

O famoso Salpicão por exemplo, é um prato muito consumido na ceia, é feito com maionese e com outros ingredientes gordurosos, mas pode ser substituído por uma salada de folhas de sua preferência. Um molho à base de ricota manterá o sabor e diminuirá consideravelmente a quantidade de calorias consumida.

A farofa tradicional de Natal é feita com bacon, com linguiça e com outros alimentos que são prejudiciais à saúde. Ela pode ter uma cara mais saudável se adicionar grãos integrais como a quinoa, o amaranto e a linhaça, que são fontes de fibras e não contém glúten, podendo, por esse motivo, ser consumidos por celíacos.

O famoso arroz com passas pode dar lugar a dos lançamentos do mercado, trata-se do trigo (grão) colhido ainda verde, que agrega benefícios como apresentar quatro vezes mais fibras que o arroz integral, ajudando a regular o intestino e a diminuir o colesterol, além de auxiliar no controle da glicemia. E, ainda, contém amido resistente em sua composição, substância que aumenta a sensação de saciedade.

Não vamos decepcionar os convidados substituindo o pernil, neste caso, introduzimos opções mais saudáveis. Carnes brancas como peixes, frango ou peru (melhor que chester, tender ou pernil). Para reduzir o colesterol da carne, o ideal é retirar sempre a gordura aparente antes do cozimento e prepará-la preferivelmente assada ou grelhada.

O uso de ervas frescas em vez de temperos prontos, pois temperos prontos além de serem ricos em sódio e contribuírem para o inchaço, são ricos em conservantes e aromatizantes, compostos com toxinas, que prejudicam o organismo.

Ter a opção de fruta como sobremesa vai dar aos convidados a oportunidade de escolherem uma opção mais saudável além de ajudar na digestão, podemos oferecer peras, maçãs e abacaxis, que auxiliam na digestão e são fonte de diversas vitaminas e minerais.

As castanhas também são bem-vindas, são ricas em minerais que ajudam a inibir a vontade de comer doce e liberam a serotonina, hormônio que nos faz sentir bem. O doce não deve ser excluído, afinal, rabanadas, panetones e outras sobremesas são exclusivas da data, mas vamos sempre lembrar de não consumir em excesso.

O Natal é uma época mágica, de amor, carinho e celebração. Faça suas substituições na ceia e lembre-se sempre de aproveitar a festa para estar perto de quem você ama.

Aproveite ao máximo e de forma saudável os bons momentos,

Feliz Natal!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*